Notícias

Memorial de Araceli retrata luta contra violência sexual infantil em Camburi

Publicada em 30/05/2017, às 16h51 | Atualizada em 31/05/2017, às 14h06

Por Kennya Gava, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Grafite no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Mural de grafite no viaduto de Jardim Camburi traz o rosto da menina Araceli
Leonardo Silveira
Grafite no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Memorial tem o objetivo de despertar a atenção da sociedade para a violência sexual contra crianças e adolescentes

Um mural de grafite com cerca de 1.400 metros quadrados e um grande jardim fazem parte do memorial que a Prefeitura de Vitória vai inaugurar, no próximo domingo (4 de junho), às 9 horas, como forma de homenagear a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, brutalmente morta no dia 18 de maio de 1973. O local escolhido é o viaduto que fica no final da praia de Camburi e que já tem o nome da criança.

Durante quase duas semanas, sete artistas grafiteiros se revezaram para fazer a pintura do mural, que será o maior do Estado. Fel, Nico, Fagundes, Chic, Iran, Maik e Art Oi, que fazem um trabalho voluntário, buscaram inspiração em quadrinhos e estão concluindo a pintura do rosto de Araceli, em torno do qual serão retratadas brincadeiras infantis.

No mural, também será feita uma homenagem, com autorização da família, à menina Fabiane Isadora Claudino, de apenas 2 anos, violentada e morta pelo padrastro no último dia 18, data que ficou instituída como "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

Motivação

O grafiteiro Alex Fagundes é o responsável por fazer o desenho com o rosto das crianças, que levará sete dias para ficar pronto e será o maior já feito pelo artista. "É gratificante fazer esse trabalho porque tenho uma relação meio que emocional em torno desse caso. Por ser pai de uma menina, me sinto pertencente a essa causa contra a violência infantil. Isso foi o que mais me motivou a aceitar o convite. Acredito que seja a minha colaboração".

Leonardo Silveira
Grafite no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Grafiteiro Alex Fagundes é o responsável por fazer o desenho com o rosto das crianças
Leonardo Silveira
Jardim no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Equipe da Semmam realiza o paisagismo do jardim que foi implantado na região

Fórum Araceli

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explicou que a ideia do memorial partiu das discussões do Fórum Araceli, criado em 2002 para mobilização, apoio, capacitação de profissionais e outras ações que objetivam enfrentar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.

"Ainda não tínhamos em Vitória nada físico que remetesse ao caso Araceli. Quando as pessoas passarem pelo local, saberão que ali está uma homenagem e também uma forma de chamar a atenção para o tema".

Paisagismo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) é a responsável pelo paisagismo do jardim que está sendo feito no memorial.

Mobilização

Os artistas e o material utilizado foram mobilizados pela Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Leonardo Silveira
Grafiteiros responsáveis pelo grafite no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Grafiteiros buscaram inspiração em quadrinhos para produzir a obra
Leonardo Silveira
Grafite no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Lançamento do memorial vai acontecer no próximo domingo

Voltar ao topo da página