Notícias

Painel artístico feito por jovens reforça tradição da Ilha das Caieiras

Publicada em 11/04/2017, às 17h08 | Atualizada em 12/04/2017, às 10h50

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
Mural na Ilha das Caieiras
ProJovem e Casa da Juventude deram colorido especial ao Festival da Torta Capixaba
Divulgação Semcid
Mural na Ilha das Caieiras
Trabalho visa mostrar a identidade e a tradição da região através de pinturas e desenhos

O deque da Ilha das Caieiras, que está passando por reparos, ganhou um mural artístico. O tapume da obra recebeu pinturas e desenhos que representam a cultura e a tradição da região. O trabalho está sendo feito pela Casa da Juventude e pelo ProJovem, em São Pedro, e também pela própria comunidade.

De acordo com o coordenador da Casa da Juventude, Márcio Santos, a ideia do painel é mostrar e valorizar a identidade da Ilha das Caieiras. Quem passar pelo local verá siris, barcos de pescadores, peixes e a famosa torta capixaba. O mural poderá ser contemplado pelos frequentadores do tradicional Festival da Torta Capixaba, que acontece entre quinta (13) e domingo (16).

A torta capixaba, símbolo maior do evento, e elementos relacionados à iguaria foram desenhados e estão expostos em um grande painel bem próximo às barraquinhas onde serão vendidas as porções.

"Essa obra vai permitir que as pessoas que foram ao festival contemplem as belezas da Ilha das Caieiras por meio do trabalho artístico de jovens da Casa da Juventude e moradores da região", disse Márcio. 

O trabalho foi todo desenvolvido por integrantes do ProJovem, programa que funciona em parceria com a Casa da Juventude. Ao todo, foram 25 artistas com idades entre 13 e 18 anos envolvidos na confecção do painel.

O educador social do ProJovem, Handerson Chic, explicou que os desenhos e a ideia foram desenvolvidos pelos jovens. "É uma oportunidade para eles colocarem em prática aquilo que estão aprendendo na oficina que acontece na Casa da Juventude", disse.

Segundo Chic, a ideia é também valorizar a cultura local e também os moradores da Ilha das Caieiras. "Com essa reubarnização do espaço, a gente valoriza também a comunidade e também o turista que ganha um espaço bonito para tirar fotos".

Expressão cultural

"O Festival da Torta Capixaba na Ilha das Caieiras é algo que ferve a tradição e a cultura no local. Estamos promovendo melhorias no deque, com a troca de todo o madeiramento. Para a segurança das pessoas, essa obra está coberta por um tapume, que está sendo aproveitado para ter mais uma expressão cultural e tradicional da capital, que são os artistas de grafite fazendo esse tipo de inserção em local permitido. São imagens que retratam o dia a dia do morador da ilha e dos pescadores . É muito importante para a gente aliar também mais esse viés cultural ao festival, aproveitando para ter um mural para tirar fotos da natureza", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Divulgação Semcid
Mural na Ilha das Caieiras
Divulgação Semcid
Mural na Ilha das Caieiras

Voltar ao topo da página