Notícias

Praça da Ciência tem oficinas e contação de história nas férias de julho

Publicada em 09/07/2015, às 07h00 | Atualizada em 10/07/2015, às 12h49

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Praça da Ciência
Crianças têm diversão garantida na Praça da Ciência

Já brincou de telefone sem fio? Não fica velha nunca aquela brincadeira de passar adiante uma frase que leu falando no ouvido de uma pessoa, e ela passar para outra e assim por diante, até o final de uma fila. Depois, compara-se a frase original com a que a última pessoa entendeu. As distorções são inevitáveis!

Nas férias de julho, a Praça da Ciência vai oferecer a oficina "telefone com fio", em que o participante constrói seu próprio aparelho com o uso de copos e barbante, ao mesmo tempo em que ensina a compreender as ondas sonoras com o brinquedo e com o equipamento "espelho de som".

Frases

Confira algumas frases para falar ao telefone sem fio que você construir na Praça da Ciência:

  • "A saracura sarou de sua perna quebrada"
  • "O pintinho preto ficou preso no paiol"
  • "O sol soltou bolas de fogo vermelho"
  • "Estourou a boiada no bairro de gente pobre"
  • "O bule com água quente apitou sem parar"
  • "Agulha com linha fraca não costura lona forte"
  • "A borracha apaga o lápis, o apagador apaga o giz"
  • "A princesa viu o príncipe no carro principal"

Programação

Além dessa oficina, a Praça da Ciência vai oferecer muito mais atividades durante a semana das férias. Confira a programação completa:

Terça-feira (14), às 16 horas
Oficina científica "telefone com fio": construir um telefone com uso de copos e barbante, com o objetivo de compreender as ondas sonoras com o equipamento "espelho de som";

Quarta-feira (15), às 10 horas
Oficina científica "Relógio de Sol": reproduzir o “Relógio de Sol Equatorial”, do acervo da Praça da Ciência, com o objetivo de relacionar os movimentos da Terra com a marcação de horas no Relógio de Sol;

Quinta-feira (16), às 16 horas
Oficina científica "mandalas”: colorir, colar e montar um quadro de mandalas, ao mesmo tempo em que se estuda Matemática brincando com as mandalas.

Sexta-feira (17), às 10 horas
Oficina científica “catavento”: montar um catavento com transparência para entender a formação dos ventos na relação com a temperatura e pressão.

Sábado (18), das 14 às 17 horas
Contação de histórias, troca de livros e gibis e Leitura na Praça, com livros infantis, juvenis, adultos, jornais, revistas e gibis. O projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, fará troca de livros e gibis em bom estado de conservação.

Serviço

Praça da Ciência

Endereço: avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à Curva da Jurema)

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17 horas.


Voltar ao topo da página