Notícias

Vitória apresenta maior redução no índice de violência em 15 anos

Publicada em 02/07/2015, às 14h53

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população 24h por dia
Implantação da Guarda Municipal 24 Horas aumentou a sensação de segurança em Vitória

Vitória se torna cada vez mais uma cidade mais segura, humana e organizada. Prova disso é que a capital registrou, em junho, o menor número de homicídios em um mês nos últimos 15 anos: apenas dois homicídios.

De janeiro a junho deste ano, foram 34 homicídios, o que representa uma redução de 50% em comparação ao primeiro semestre de 2014. Os números são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesp).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado. "Um dos nossos compromissos de campanha foi tornar Vitória mais organizada, segura e humana para as famílias. Implantamos uma série de ações no combate ao crack, Guarda 24 Horas, videomonitoramento, Botão do Pânico – em parceria com o Tribunal de Justiça -, evolução na qualidade no atendimento à educação, assistência social, saúde, esportes, cultura, muitas áreas de lazer e atividades de ginástica e danças noturnas ocupando ruas e praças. Esse resultado é fruto das parcerias fortes e permanentes com todas as polícias, Justiça e demais órgãos federais e estaduais. Já tornamos a nossa capital em uma cidade mais segura e ainda vamos evoluir muito mais", disse o prefeito.

Integração

A integração dos órgãos de segurança e as ações implantadas pela Prefeitura de Vitória contribuíram para a redução do número de homicídios em Vitória. "Acredito que os resultados atingidos por Vitória na redução de homicídios refletem o conjunto da obra, ou seja, a integração das instituições de segurança e o conjunto de centenas de programas e ações, de caráter assistencial e preventivo, desenvolvidos por toda a administração municipal", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Programas e ações

Vários fatores contribuem para a queda da violência em Vitória. A Guarda 24 Horas trouxe mais segurança e tranquilidade aos cidadãos, trabalhando em parceria com as polícias Militar e Civil.

Diego Alves
Serviço de abordagem de rua
Serviço de abordagem de rua é uma das vertentes do programa Onde Anda Você?

O programa Onde Anda Você? diminuiu o número de pessoas em situação de rua - muitos usuários de drogas - de 700 para apenas 100. O trabalho é dividido em quatro etapas: prevenção, acolhimento, encaminhamento, integração e inserção social.

O Botão do Pânico reduziu os altos índices de violência doméstica registrados na capital. O trabalho é uma parceria da administração municipal com o Tribunal de Justiça. O equipamento foi distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 11ª Vara Criminal de Vitória e é acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha

A Prefeitura investiu na melhoria da iluminação pública em várias vias e bairros e também implementou a aeróbica noturna em praças da capital. Além disso, ações de cidadania e direitos humanos contribuem para levar mais tranquilidade e respeito ao próximo em várias comunidades.

Gabinete de Gestão Integrada

A violência é tema central dos encontros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. Trata-se de um colegiado formado por diversos representantes ligados à segurança pública que discute mensalmente as necessidades na área de segurança em Vitória.


Voltar ao topo da página