Notícias

Espaços culturais abertos até mais tarde na Semana de Museus

Publicada em 18/05/2015, às 16h01 | Atualizada em 19/05/2015, às 11h35

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Projeto Rastros
Público poderá conferir a exposição “Rastros: Intercâmbio Brasil África na Arte Contemporânea” no Mucane

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível visitar os espaços culturais da cidade. Mas nestas terça (19) e quarta-feiras (20), quem estiver no Centro de Vitória terá até as 21 horas para entrar e ver as exposições em cartaz nos museus da capital.

A ação faz parte da 13ª Semana de Museus, que acontece desta segunda (18) e domingo (24), com uma série de atividades: exposições, palestras e ações educativas. O evento leva o nome de "Noite Capixaba dos Museus".

Entre os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), fazem parte da programação a Casa Porto das Artes Plásticas, que tem em cartaz a "PA – Prova de Artista – 2ª Mostra Internacional de Gravura"; o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), com o projeto "Rastros: Intercâmbio Brasil África na Arte Contemporânea"; e Casarão Cerqueira Lima, com a exposição fotográfica "Barro, Casca e Fumaça: As Faces por trás das Paneleiras".

Também fazem parte da programação o Museu de Artes do Espírito Santo (Maes), Centro Cultural Sesc Glória, Galeria Homero Massena, Capela Santa Luzia, Espaço Cultural Palácio Anchieta e Museu do Telefone.

Programação da Semana de Museus

Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane)

Terça-feira (19)
19h - Abertura da exposição “Rastros: Intercâmbio Brasil África na Arte Contemporânea” (Visitação: Até 3 de julho. Terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 12h às 16h)

Quarta-feira (20)
18h - Apresentação de Congo de Vitória
19h – Ensaio aberto do projeto "Construtivismo Musical", com os alunos de Cavaquinho/Percussão do Mucane

Quinta-feira (21)
19h - Palestra da curadora Isa Bandeira sobre "Ricardo Teles e Ricardo Rangel: A fotografia compartilhando dois continentes"
20h – apresentação dos alunos de Dança Afro do Mucane

Sexta-feira (22)
14h - Encontro dos artistas expositores com educadores sobre a lei nº 10.639/03, que trata da integração nos currículos escolares da História e da Arte Africana

Sábado (23)
9h - Colóquio: "A arte de curar e arte de cuidar nas religiões de matriz africana, o que nos faz o que somos ao nascer é o que herdamos de nossos ancestrais". Realização: Fórum Municipal de Religiões de Matriz Africana de Cariacica e da Unegro

Casa Porto das Artes Plásticas

Douglas Schneider
Mostra de Gravura
Prova de Artista l 2ª Mostra Internacional de Gravura está em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas

P.A. – Prova de Artista l 2ª Mostra Internacional de Gravura (Visitação: até 25 de julho. Terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 14h)

Exposição que reúne obras de 53 artistas contemporâneos - 25 nacionais e 28 internacionais -, com trabalhos vindos da Bulgária, Cuba, México, Polônia e Portugal e Brasil, além dos trabalhos contemplados com o Edital de Residência da Casa Porto: Jardim Secreto, de Romilda Patez, e Impressão do Encontro, de Fredone Fone.

Casarão Cerqueira Lima

Barro, Casca e Fumaça: As Faces Por Trás das Paneleiras (Visitação: até 26 de junho. Segunda a sexta, das 9 às 17h (exceto feriados))

Exposição fotográfica de Mauro Schauffer, que registra o processo de criação de uma das peças mais tradicionais da cultura local, a panela de barro, além de mostrar em imagens o cotidiano das paneleiras.

Museu do Pescador

Terça-feira (19)
09h e 15h - Oficina de Painel Decorativo de Jornal
Oficineiro: Clícia Schmildt

Quarta-feira (20)
9h e 15h - Oficina de Luminária de Barbante
Oficineiro: Clícia Schmildt

Sexta-feira (22)
19h às 21h - Roda de Rima e Exibição Cineclubista, em parceria com a Casa da Juventude e o Instituto TamoJunto

Sustentabilidade

Todos os anos, a Semana de Museus escolhe um tema que serve de norte para as ações do evento. O tema de 2015 é "Museus para uma sociedade sustentável", que vem destacar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.


Voltar ao topo da página