Notícias

Verão: aulas de capoeira movimentam noites de Camburi e praça dos Desejos

Publicada em 07/01/2015, às 07h00

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Capoeira
Aulas de capoeira trazem benefícios para a saúde

É ao som do berimbau, pandeiro, atabaque e agogô que acontecem as aulas de capoeira em dois módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE): um na praça dos Desejos, às segundas e quartas-feiras, às 19h10, e outro em Camburi I (Jardim da Penha), às terças e quintas-feiras, às 19h30.

Ao todo, 65 alunos participam das aulas, sob a orientação do técnico esportivo do SOE Luiz Pedro Barbosa Tostes Júnior, mais conhecido como professor Sapeba. 

A manifestação cultural tipicamente brasileira, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como patrimônio cultural imaterial da humanidade, desenvolve músculos e proporciona reflexos mais afinados e força. Mas a prática da capoeira vai além. "São tantas as manifestações dentro de uma prática que costumamos dizer que a capoeira é uma arte que envolve várias artes, como dança, luta, jogo, teatro e musicalização", disse o professor.

Seus movimentos mexem com todos os músculos e, por isso, os benefícios para a saúde são inúmeros. "Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência muscular localizada, condicionamento cardiorrespiratório, isso só em relação à saúde física", enumerou o professor Sapeba.

E ele completou: "Na visão mais ampliada, podemos citar a saúde social, intelectual, espiritual e a familiar, já que temos alunos da mesma família praticando a capoeira juntos".

A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo da roda e é tocada pelos próprios componentes. "Os próprios alunos tocam os instrumentos. Por isso, um outro aspecto da capoeira é o aprendizado musical", revela o professor.

Como participar das aulas de capoeira

Para participar, é necessário ter idade acima de 15 anos e comparecer a um dos módulos no horário da atividade. O aluno passará por uma avaliação individualizada e, não havendo restrições, poderá ser mais um a usufruir dos benefícios da capoeira.

Onde

Módulo SOE Praça dos Desejos

Local: avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá

Quando: segunda e quarta, às 19h10

Módulo SOE Camburi I

Local: avenida Dante Michelini (entre os quiosques 2 e 3), em Jardim da Penha

Quando: terça e quinta-feira, às 19h30

Matéria relacionada

Aulas gratuitas de ioga em oito módulos do Serviço de Orientação ao Exercício


Voltar ao topo da página