Notícias

Dia D de vacinação contra paralisia infantil nas unidades neste sábado

Publicada em 18/11/2014, às 16h25 | Atualizada em 19/11/2014, às 10h24

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Dia D vacinação contra a poliomielite
Crianças devem tomar as gotinhas para ficar imunes à paralisia infantil e ao sarampo

Para que todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos tomem as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará neste sábado (22) mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Pequenos de 1 a 5 anos incompletos deverão se vacinar também contra o sarampo.

Todas as unidades de saúde (com exceção de Fonte Grande e Santa Tereza) estarão abertas das 8 às 17 horas. De segunda a sexta-feira, as unidades vacinam em horários normais de atendimento. O objetivo é imunizar as crianças, mantendo altas e homogêneas as coberturas vacinais, a fim de evitar a reintrodução da poliomielite no país e casos importados e surtos de sarampo.

A vacinação ocorrerá até o dia 28 de novembro. A Semus estima que sejam vacinadas 18.289 crianças contra poliomielite e 16.037 contra o sarampo.

Em Vitória, a cobertura da poliomielite, até o momento, foi de 45,95%, e sarampo, de 45,50%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar em todo o Brasil, pelo menos, 95% das 14.148.182 crianças dentro da faixa etária da vacinação.

Precauções

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Semus, de modo geral, as duas vacinas devem ser evitadas em crianças com infecções agudas febris, alergia grave a algum componente das vacinas, reação grave à dose anterior, crianças imunodeprimidas e crianças que estejam em contato com imunodeprimidos.

Por precaução, as crianças com alergia grave a ovo e leite (anafilaxia) devem ser vacinadas em ambiente hospitalar com condições adequadas de atendimento de urgências e emergências ou no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória.

No caso da poliomielite, é raríssimo o surgimento de alguma reação adversa. No entanto, a vacina contra o sarampo pode causar febre, dor no local da injeção, vermelhidão, manchas avermelhadas no corpo e ínguas. Em situações raras, podem acontecer reações alérgicas e anafilaxia.


Voltar ao topo da página