Notícias

Encontro de música e intervenções artísticas no Intercâmbio Cultural Giramundo

Publicada em 18/06/2014, às 17h50 | Atualizada em 18/06/2014, às 17h50

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Intercâmbio Cultural Giramundo
Giramundo vai movimentar o Mucane e a Pedra da Cebola
Divulgação Semc
Intercâmbio Cultural Giramundo
Banda norte-americana Clinton Curtis é uma das atrações do evento

Blues, congo, funk e pop. Todos esses gêneros musicais, além do teatro, da literatura, das artes plásticas e de uma série de intervenções artísticas, fazem parte do projeto Intercâmbio Cultural Giramundo, que acontece nos dias 26 e 28 de junho, respectivamente, no Museu Capixaba do Negro (Mucane) e no Parque Municipal Pedra da Cebola.

O evento, que é uma realização da Prefeitura de Vitória em parceria com o Consulado Americano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Ação Circuito Cultural, surgiu de uma visita oficial do Consulado a Vitória, no segundo semestre de 2013, quando foi realizada uma série de visitas a espaços para ações culturais e sociais destinadas à juventude, como a Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, o Mucane, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) e o próprio Circuito Cultural.

Para a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, a opção do Consulado Americano pela capital é um estímulo ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração municipal. "Vitória ter sido escolhida pelo Consulado dos Estados Unidos para receber essa atividade, que destaca artistas de reconhecido viés autoral, reforça o caminho que temos feito em direção à valorização da produção local e à troca de experiências entre criadores e espectadores".

Segundo a secretária, o Intercâmbio Cultural veio ao encontro de outras ações planejadas pela Semc para 2014. "O Intercâmbio Cultural Giramundo dialoga de modo muito próximo com projetos da Semc, como o Circuito Cultural, que descentraliza e democratiza o acesso à produção cultural voltada especialmente para jovens, e o Arte é Nossa, que aposta nas intervenções urbanas como forma de humanizar a cidade e incentivar os moradores a se apropriarem do espaço público".

Programação

O Intercâmbio Cultural Giramundo acontece em dois momentos distintos: primeiro na quinta-feira (26), no Museu do Negro (Mucane), com um bate-papo voltado para profissionais da área sobre trabalho autoral e música popular.

No sábado (28), acontecerá o Festival Cultural, na Pedra da Cebola, a partir das 11 horas, com uma série de intervenções artísticas, além da programação de shows. Na programação, estão bandas Clinton Curtis Band, dos Estados Unidos, Pó de Ser Emoriô, Amores da Lua, Panela de Barro e o cantor André Prando

Para a coordenadora do Circuito Cultural e uma das organizadoras do evento, Luzia Helena Cogo, a pluralidade artística é o diferencial do festival. "Por ser um intercâmbio, agregará a cultura local, criando no mesmo espaço manifestações coletivas, ocupação dos espaços públicos, além das programações normais, como uma grande vitrine cultural".

Gratuito

Ela também destaca que o fato de o Intercâmbio ser gratuito e ocupar espaços livres da cidade permite que público e artistas possam ter a possibilidade de trocar experiências e estimular a criatividade. "Utilizando espaços públicos como o Museu do Negro e Parque Municipal da Pedra da Cebola, estamos promovendo o acesso à cultura e, assim, levando nossa identidade aos convidados americanos, construindo um caminho de imensas possibilidades junto ao Consulado Americano e a suas diversas áreas de atuação".

Luzia fez um convite: "Teremos diferentes sons musicais, momento de construção coletiva, possibilidade de agenda diferente, passar um dia no parque, com opções diversas de atividades para o público".

PMV Semc
Andre Prando, com violão, em frente a um grafiti
O cantor Andre Prando participa do festival neste sábado
Marcos Salles
Banda de Congo Panela de Barro se apresentando na inauguração do Galpão das Paneleiras
Bandas de congo, como a Panela de Barro, representam a arte local

Voltar ao topo da página