Mauricio de Oliveira - Biografia

Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925. Filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

No decorrer da sua vida artística, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, além de um prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.

Após seu falecimento, a faculdade de música do Espírito Santo passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira". Em 2010, foi instituída por meio do decreto municipal 14.817 a Comenda Mauricio de Oliveira, criada como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro.

Última atualização em 18/01/2023, às 16h50.

Voltar ao topo da página