Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), o músico, guitarrista, professor e compositor Jura Fernandes lança, no próximo dia 29, o livro "O som da história". O evento ocorre no auditório da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), às 20 horas.
A obra, voltada para crianças de 1 a 5 anos de idade, se propõe a ser uma ferramenta educacional para pais, mães, professores de musicalização infantil e demais educadores. O projeto conta com 10 histórias, 10 textos, 10 atividades musicais, desenhos diversos e 10 músicas que cantam cada história.
"Aquecimento vocal que virou nome de planeta, abelha dentro do disco voador, som dos animais a partir do canto e muita criatividade. Todo esse universo fantástico faz parte do livro" declara o autor.
A obra vem, ainda, acompanhada de um CD com todas as canções, as quais contam com participações especiais de cantores e compositores que fizeram história no Espírito Santo, como Fred Nery (Macucos) e Amaro Lima.
Participam do projeto nomes como Jefinho Faraó, Barol Beats, Manfredo, Vinícius Caranguejo, Izar, Nano Vianna, João Fernandes e Bruno Havengar.
"Na participação de Amaro Lima, claro, a criançada vai aprender e se divertir na batida do Congo. Já com Jefinho Faraó, o funk é o ritmo. Assim como a produção traz um reggae com um pouco de forró para a parceria com Fred e passeia pelo rock, quando a dobradinha é com Nano Vianna", detalha Jura.
Ilustrações
Os desenhos da obra "O Som Da História" foram desenvolvidos pelo designer francês Vincent Bar, parceiro antigo de Jura em outros "vôos" musicais.
Educação infantil
Jura Fernandes, que entrou como educador musical no universo infantil durante seus estudos na Fames, é formado como professor pela instituição. Segundo o músico, ele sentiu a necessidade de conectar toda a sua história e o seu universo sonoro às crianças.
"Percebi que não havia uma produção vasta nesse sentido aqui no Espírito Santo. Um material que auxiliasse músicos e professores, que fosse um guia e um aliado no processo de musicalização infantil. Acredito que atingimos esse resultado agora, com muito carinho e criatividade", finaliza.
Sobre o músico
Natural de São José dos Campos, em São Paulo, Jura Fernandes mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. Apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.
Em seu currículo, Jura soma participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca, banda em que ele é um dos fundadores. Também gravou trabalhos autorais, como o "Jura Que é Forró" e o "Special Gig", além de ter tocado no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013. Além de desenvolver seu trabalho solo, Jura também toca guitarra e viola na banda Forró Bemtivi.
Serviço:Lançamento do livro "O som da história".Quando: 29 de junho às 20 horas.
Onde: auditório da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) - Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro de Vitória.