Notícias

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis faz videoconsultas

Publicada em 30/06/2020, às 11h44

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Videoconsulta
Videoconsulta garante continuidade de tratamentos das pessoas que fazem acompanhamento no local e também daquelas que desejam receber assistência (ampliar)

Para dar continuidade aos tratamentos das pessoas que fazem acompanhamento e também daquelas que desejam receber assistência, o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis também está realizando os atendimentos por videochamada.

Os atendimentos estão sendo oferecidos de forma gradativa. Até o momento, 45 videoconsultas já foram realizadas. Para a diretora do local, Martha Machado, trata-se de uma importante estratégia adotada pelo município para manter a assistência à saúde dos pacientes em tempos de pandemia.

"No caso das pessoas vivendo com HIV (PVHIV), essa estratégia tem uma grande importância, pois esses usuários têm uma maior vulnerabilidade imunológica. Então, eles conseguem dar continuidade ao tratamento sem sair de casa. A Prefeitura de Vitória possibilita que ocorra a consulta médica, garantindo o distanciamento social", disse.

"Pacientes não faltam às consultas"

O médico infectologista José Américo disse que essa é uma modalidade que veio para ficar. "Com o tempo, percebi que essa é uma ferramenta que irá permanecer em conjunto com as consultas presenciais. O paciente tem se mostrado mais adepto, e temos percebido que eles não têm faltado. Para mim, está sendo uma grande experiência porque, mesmo de casa, posso ver o meu paciente, suas expressões, fazer prescrições e encaminhá-los para atendimento presencial, se necessário", disse.

Retorno positivo

Após consulta, a diretora do Centro de Referência liga para os pacientes para fazer uma escuta. Segundo ela, os feedbacks têm sido positivos.

"Outro ponto importante é o retorno que estamos tendo desses usuários da videoconsulta. Eles são unânimes em dizer que estão muito satisfeitos, pois estão voltando a se consultar com o infectologista sem risco para a Covid-19", relatou.


Voltar ao topo da página