Notícias

Exposição fotográfica exalta belezas e tradição do Centro Histórico

Publicada em 08/11/2019, às 17h20 | Atualizada em 08/11/2019, às 17h25

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Julia Marães


Divulgação/Danielly Schulthais
Lá do alto
Divulgação/Lívia Marchi Bonatto
Lá do alto

O Centro Histórico de Vitória foi palco de ensaio fotográfico para a exposição fotográfica "LáDo Alto", idealizado pela servidora e fotógrafa da Prefeitura de Vitória Elizabeth Nader junto aos alunos do 6º período de Jornalismo da Universidade Vila Velha.

O projeto traz percepções diversas sobre a Cidade Alta e exalta sua riqueza cultural. O lançamento da exposição acontece na Casa da Stael, neste sábado (8), às 9 horas.

Seja para moradia, compras ou trabalho, o Centro Histórico de Vitória é espaço transitado diariamente por muitas pessoas. Os alunos da universidade exercitaram o olhar, antes enferrujado da rotina, em um projeto da disciplina de Fotojornalismo e retrataram uma Cidade Alta bela e rica em diversidade.

Nessa riqueza cultural, os pontos da Cidade Alta se destacam, seja pela grandiosidade, seja pela história por trás. A exposição fotográfica reúne 75 fotografias que exaltam de forma fiel a beleza do patrimônio histórico capixaba.

Elizabeth Nader conta que o projeto surgiu da necessidade da disciplina, mas que o resultado vai muito além disso. "Ir a campo é um importante recurso metodológico, porque inclui explorar locais, abordar pessoas, se aprofundar sobre determinado assunto. Isso tudo estimula o processo criativo e o domínio sobre a linguagem do fotojornalismo documental. E com a finalização do projeto, a gente dá nossa contrapartida social ao público, democratizando os resultados, abrindo à comunidade a possibilidade de fazer sua própria leitura, refletir, criticar e contribuir. É uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos".

Sandy Carangola, 28, participante do projeto, diz que o “coração de Vitória” é digno de muito valor. "Desde pequena sou apaixonada pelo Centro. Lembro da época em que tudo era feito lá: compras, encontros... o Centro é o verdadeiro coração de Vitória. E a Cidade Alta é, para mim, a parte mais bela dele. O valor histórico e importância continuam intactos. Nesse ensaio busco retratar as belezas que ainda podemos encontrar na Cidade Alta e espero que as pessoas possam aprender a valorizá-la mais”, revela.

A exposição poderá ser visitada até o dia 13 de novembro, no mesmo local. Veja mais fotos e informações aqui.

Serviço
Exposição fotográfica LáDo Alto
Local: Casa da Stael, Rua Sete de setembro, 263, Centro de Vitória
Abertura: 9 de novembro, das 9 às 12h
Período da exposição: 9 a 13 de novembro

Voltar ao topo da página