Notícias

Lançamento de livro fotográfico afrofuturista acontece no Mucane neste sábado

Publicada em 09/11/2019, às 11h35

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Eduardo Brinco


Foto Melanina
Foto Melanina
Grupo trabalha a estética negra, a autoestima, o empoderamento, o resgate de memória e tem como premissa só trabalhar com pessoas negras

Pensar e valorizar a sobrevivência negra no futuro através das imagens. Neste sábado (9), às 18h30, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), ocorre o lançamento do livro fotográfico afrofuturista “Um corpo para o futuro”, do grupo Foto Melanina.

O lançamento será acompanhado de um espetáculo de dança e uma mesa de debates sobre o tema. Todas as fotografias do livro foram tiradas em localidades da capital que trouxessem referências negras e urbanas.

As imagens, pensadas para trabalhar a questão racial a partir da discussão sobre imagens, identidade e representatividade negra, assumem uma estética próxima ao movimento artístico afrofuturismo.

O afrofuturismo aborda temas e preocupações da diáspora africana através de uma lente de tecnocultura e ficção científica, abrangendo uma variedade de meios de comunicação e artistas com um interesse compartilhado em imaginar futuros negros que decorrem de experiências afrodiaspóricas.

Este é o primeiro livro do grupo Foto Melanina, produzido após ter sido contemplado em um dos editais de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada do evento é gratuita e a classificação livre. O Mucane é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto Melanina

Idealizado pela fotógrafa Iaiá Rocha, de 23 anos, o projeto surgiu como um hobbie da artista. Com o sucesso do trabalho, sempre voltado para pessoas negras, o projeto foi se consolidando na Foto Melanina.

Hoje, o grupo trabalha a estética negra, a autoestima, o empoderamento, o resgate de memória e tem como premissa só trabalhar com pessoas negras, entendendo isso como um ato político, pois ainda são muitos poucos profissionais pretos no ramo de fotografia.

Serviço
Lançamento do livro “Um corpo para o futuro”
Quando: 9 de novembro (sábado) às 18h30
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – av. República, 121, Centro
Classificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página