Notícias

SOE Vitória é reconhecido como um dos melhores serviços do Brasil

Publicada em 11/10/2019, às 19h13

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


Divulgação Semus
Certificação do SOE
Equipe da Semus recebeu certificado de reconhecimento de desenvolvimento de uma das práticas de atividade física mais exitosas do Brasil (ampliar)

O Serviço de Orientação ao Exercício de Vitória (SOE) foi considerado uma das melhores práticas de atividades físicas do Brasil. O reconhecimento veio através da pesquisa "Saúde a partir de Atividades Físicas Exitosas (SAFE)", desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (USFSC) em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

A avaliação aconteceu em dois momentos: primeiro, com o preenchimento de um questionário por um profissional do serviço, e um segundo momento, pesquisadores vieram para ver no próprio local como o serviço é oferecido.

Quem participou da pesquisa representando o SOE foi a profissional de Educação Física Regina Célia Firme, que atua no serviço há cerca de 27 anos.

Regina explicou como o SOE funciona, sua integração com as unidades de saúde, os acompanhamentos dos pacientes e seus registros, que são inseridos também nos prontuários eletrônicos.

"Quando as pesquisadoras Sofia Wolker e Paula Sandreachi vieram, elas conversaram com os profissionais das unidades de saúde em que trabalho. Viram como registramos a presença ou a falta dos usuários, como as equipes de saúde acompanham essa frequência dos pacientes. Elas também me acompanharam no módulo do SOE em Jardim da Penha e no polo da academia de saúde em São Pedro, onde conversaram com os alunos também", explica Regina.

No dia seguinte, as pesquisadoras também conversaram com a chefe de Equipe de Referência Técnica do SOE, Sabrina Albuquerque, quando ouviram a história do serviço, que completa 30 anos de existência no próximo ano. À época, a iniciativa foi implantada em Vitória pelo então secretário Luciano Rezende. 

Certificado

Ao final do encontro, elas entregaram o certificado concedendo à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) o reconhecimento de desenvolvimento de uma das práticas de atividade física mais exitosas do Brasil.

"O SOE já é um serviço importante e reconhecido pelas pessoas que o utilizam. Mas quando somos reconhecidos como a melhor prática de atividade física da Região Sudeste através de uma pesquisa nacional, é muito gratificante. Mostra que estamos fazendo um bom trabalho e que o SOE continua sendo um modelo de serviço em atividades físicas para todo o Brasil", explica Sabrina.

Compromisso

Para a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, essa premiação é mais uma mostra do compromisso do município com a saúde e a qualidade de vida dos moradores de Vitória. "O SOE é pioneiro no desenvolvimento dessa prática voltada à promoção da saúde há quase 30 anos, sendo uma das peças fundamentais na transformação de Vitória na capital da atividade física".

Leonardo Silveira
Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física no SOE Jardim Camburi - Aula de Zumba
Atividades no SOE levam qualidade de vida e bem-estar para os munícipes em vários pontos de Vitória

História

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), implantado em 1990, considerado modelo pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e reconhecido pelo Ministério da Saúde como iniciativa pioneira e fonte de inspiração para a criação do Programa Academia da Saúde em 2011.

Existem diversos módulos do SOE em Vitória, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos da cidade, que funcionam nos turnos matutino (das 6 às 10 horas) e noturno (das 17 às 21 horas), contando com profissionais de Educação Física que atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde desenvolvidas de forma integrada com as equipes das unidades de saúde de referência.


Voltar ao topo da página