Notícias

Mês de outubro com programação especial para os professores da rede municipal

Publicada em 11/10/2019, às 18h08

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


Divulgação Seme
Oficina de hortas para professores
Professores participaram de oficina prática de hortas medicinais no Parque Municipal Padre Alfonso Pastore
Divulgação Seme
Oficina de hortas para professores
Profissionais aprenderam técnicas para cuidar das hortas e implantar esses espaços nas unidades da rede municipal de ensino

O Dia do Professor é comemorado na próxima terça-feira (15). Para celebrar e homenagear esses profissionais que são tão especiais na vida de todos, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) montou uma programação com ações durante todo o mês.

São atividades e serviços voltados para o bem-estar, a saúde e o entretenimento dos mais de 4,7 mil professores que atuam na rede municipal de ensino da capital.

"Rodas de conversa sobre a profissionalização e feminização do magistério capixaba, oficinas temáticas, sessão de cinema e homenagens por toda a rede de ensino são algumas das ações propostas", revela a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Seme, Adryana Provetti Scardini.

Nesta sexta-feira (11), por exemplo, está acontecendo, em toda a rede, um emocionante “minuto de aplausos” para os professores municipais. Estudantes, profissionais e comunidade escolar, espalhados por toda a cidade, reuniram-se em momentos pela manhã, à tarde e também à noite para, juntos, aplaudirem os profissionais.

Hortas medicinais

Ainda pela manhã, foi realizada para os professores uma oficina prática de hortas medicinais, que aconteceu no auditório do Parque Municipal Padre Alfonso Pastore, na Mata da Praia.

O parque conta com uma cobertura vegetal toda remanescente da Mata de Restinga e é um ambiente propício para contemplar a natureza originária do local e também observar as aves silvestres.

Foi nesse clima que a Seme promoveu a oficina, ministrada pelas especialistas Leandra Fonseca e Aline Trancoso, do projeto “Ocupando a Mente”. O cultivo e o manejo corretos de hortas e plantas medicinais em ambientes internos e reduzidos foram os temas que nortearam o encontro.

"Achei uma oportunidade incrível e adorei participar. Vim para aprender os detalhes e as dicas das profissionais para poder aplicá-las no meu dia a dia e também em nossa escola. Temos duas hortinhas e será ótimo revitalizá-las", conta a professora Márcia Braga Perin, que leciona Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves.

Aprendizado e sustentabilidade

Em suas aulas, Márcia alia sustentabilidade, ecologia e matemática através de estudos utilizando a horta escolar e fórmulas geométricas para, por exemplo, calcularem a área e o volume dos espaços. “Os alunos se envolvem totalmente com o conteúdo, e isso é muito gratificante”, revela.

O professor Rogério Oliveira Araújo, da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, também participou da atividade, e, como todo bom mestre, pretende levar o aprendizado de volta para os estudantes. “Nossa ideia é refazer a horta medicinal que tínhamos na escola. Temos um espaço ocioso que será ideal para realizarmos o cultivo”, conta.

As atividades propostas para comemorar o mês do professor da rede municipal de ensino de Vitória acontecem até o dia 30 de outubro.


Voltar ao topo da página