Notícias

Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural faz visita técnica em exposição

Publicada em 13/09/2019, às 17h50

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural
Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural
Alunos do Circuito Cultural visitaram o Museu da Vale

O Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural de Vitória realizou uma visita técnica à exposição “O Brasil que Merece o Brasil”, do fotógrafo Walter Firmo, no Museu da Vale, em Vila Velha. Com mais de 160 fotografias, os 15 estudantes puderam ampliar olhares e descobrir novas formas de fotografar.

A visita técnica inspirou os estudantes a explorar ainda mais novas perspectivas na arte fotográfica. Nessa exposição, o fotógrafo traz a força e a resistência da cultura dos diversos povos africanos, assim como o reconhecimento e a importância do afrodescendente. As cores mostram um Brasil diverso e a resistência dos ancestrais africanos.

"Os estudantes ficaram bem interessados na temática, já que o expositor é fotojornalista e tenta retratar o Brasil sem nenhuma simulação. Acaba nos revelando realidades que, por muitas vezes, não conhecemos”, conta Aline Piñeiro, instrutora do Núcleo.

"Adorei o colorido forte das fotos, como também as imagens em preto e branco. Abriu nossos olhares para novas formas de fotografar", opinou a estudante Izabel Cristina.

Piñeiro também explica que, para muitos alunos, essa também foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de visitar um museu, como é o caso da aluna Lilian Maíra Menezes. “Eu nunca tinha ido a um museu. As fotos são encantadoras. Eu nunca imaginei poder conhecer um lugar como aquele. Foi uma experiência única".

O Núcleo de Fotografia é um projeto do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

Walter Firmo

Walter Firmo Guimarães da Silva, 82, mais conhecido como Walter Firmo, é um fotógrafo brasileiro famoso por retratar Dona Ivone Lara, Cartola e Pixinguinha. Firmo atuou como fotógrafo em diversos jornais e tinha verdadeira paixão pela figura humana, em especial pelo retrato dos costumes e festas populares brasileiras.


Voltar ao topo da página