Notícias

Projovem da região de Maruípe faz visita a exposição e locomotiva em museu

Publicada em 11/09/2019, às 16h54 | Atualizada em 12/09/2019, às 12h48

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
pró jovem no museu ferroviário
Jovens visitaram a "Maria Fumaça" do Museu da Vale
Guiomedce Paixao
pró jovem no museu ferroviário
Jovens tiveram a oportunidade de conhecer a maquete ferroviária

Protagonismo da cultura africana e valorização da família. Essas foram algumas das representações que marcaram a visita do Projovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Claudionor Lopes Pereira (região Maruípe) ao Museu da Vale, na manhã desta quarta-feira (11).

Os jovens acompanharam a exposição de fotografia "O Brasil que merece o Brasil", de Walter Firmo, composta por 168 fotos que ilustram singularidades e personagens históricos e o protagonismo de cada cultura no País. 

"Achei muito legal a exposição. Gostei da foto do Pelé. Além de gostar de futebol, sei que ele é um negro e é uma grande referência no nosso futebol", disse Pedro Henrique Fernandes Graudo, 13 anos.

Trem

Além da exposição, os jovens conheceram a Locomotiva Mikado 185, popularmente conhecida como "Maria Fumaça", com capacidade para puxar até 22 vagões.

"Quem dera se desse para ir de trem até São Paulo, já que não conheço lá", comentou Juliana de Jesus Santos, 14 anos.

Maquete

Outro local que os jovens tiveram a oportunidade de visitar foi a sala da maquete ferroviária. Nela são encontrados elementos identificados com a Estrada de Ferro Vitória-Minas, tais como mina, porto e instalações industriais.

"Eu gostei mais da maquete porque meu pai e meu tio viajaram ontem para Minas Gerais", afirmou Micaela Ribeiro dos Santos, 15 anos.

Cultura

"Acho muito importante os jovens conhecerem novos espaços públicos do nosso Estado. A exposição também traz um novo olhar sobre a arte e a cultura", comentou a assistente social do Cras de Maruípe, Grasielly Ribeiro de Souza.

"O Museu da Vale faz parte das narrativas da cidade. Trabalhadores construíram a ferrovia Vitória x Minas com muita labuta e suor. Ouvimos relatos dos jovens remetendo o trem a pessoas da família. Isso fortalece também esses vínculos, que não podem ser esquecidos e fazem parte da memória afetiva de cada um. Aproveitamos para visitar a exposição "O Brasil que merece o Brasil". O artista privilegia e valoriza o negro, sendo este o protagonista de sua história, como deve ser", afirmou o educador social do Projovem de Maruípe, Kleber Martins.

Guiomedce Paixao
pró jovem no museu ferroviário
Exposição "O Brasil que merece o Brasil" também fez parte da programação
Guiomedce Paixao
pró jovem no museu ferroviário
"O museu é um monumento histórico que engloba as narrativas da cidade", disse o educador social

Voltar ao topo da página