Notícias

Novos membros do Conselho Municipal do Negro tomam posse

Publicada em 15/08/2019, às 18h13

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Posse do Conegro
Prefeito Luciano Rezende deu posse aos novos membros do Conselho Municipal do Negro (ampliar)
Diego Alves
Posse do Conegro
"É um conselho de suma importância que busca lutar contra o preconceito racial", disse o secretário Bruno Toledo (ampliar)

Os novos integrantes do Conselho Municipal do Negro (Conegro) tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (15), para o biênio 2019/2021, na sala anexa ao gabinete da Prefeitura de Vitória.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que o governo tem uma conexão com os conselheiros muita próxima. "Nós temos na nossa gestão entre dois e três mil conselheiros. Dou posse pessoalmente a todos eles. O nosso modelo de gestão compartilhada precisa dos conselheiros, que têm uma visão de ângulos diferentes do mesmo cenário. A função do conselho é, na pluralidade, tecer críticas, dar sugestões e apontar caminhos", disse.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, falou do orgulho que é dar posse aos novos conselheiros. "Um conselho de suma importância que busca lutar contra o preconceito racial, busca a promoção dos direitos da população negra, sobretudo num momento em que os indicadores sociais nos informam a persistência do racismo, seja ele no campo do desemprego, seja no campo da violência".

Bruno disse ainda que dar posse aos novos membros do Conegro é valorizar a participação popular, reforçar a democracia e ratificar o compromisso com uma gestão democrática e compartilhada. "É um compromisso de ouvir uma população que historicamente tem sido silenciada, é dar voz, é dar vez, é assumir o protagonismo dos negros na construção das políticas para o seu povo", destacou Toledo.

Conegro

O Conegro é composto por entidades de matriz africana, sindicatos de trabalhadores que tenham trabalhos com recorte racial, central sindical, entidades culturais, organizações do movimento negro, comunidade técnica e científica, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES).

O Conselho Municipal do Negro (Conegro) acompanha e avalia políticas de promoção dos afrobrasileiros. Constituído por segmentos da sociedade civil e do poder público, é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

O Conegro é constituído por 20 membros titulares e seus respectivos suplentes. Os conselheiros exercem um mandato de dois anos e participam de reunião ordinária sempre na última quinta-feira do mês.


Voltar ao topo da página