Conexão entre escolas de tempo integral por meio da música emociona estudantes
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Luis Oliveira
Projeto "Trocando Música".
Luis Oliveira
Projeto "Trocando Música".
Troca de experiências, integração e aprendizado coletivo, reunidos por meio de uma paixão em comum, a música. O projeto "Trocando Música" proporcionou momentos que ficarão marcados na memória dos estudantes das Escola Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef Ti) Professora Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro, e Izaura Marques da Silva, que fica no bairro Andorinhas.
A recém organizada banda de percussão da Emef TI Izaura Marques da Silva precisava expandir os horizontes para se apropriar da música como meio de comunicação, após os 30 estudantes que compõem a banda terem realizado algumas apresentações pelo bairro. Foi aí que a turma entrou em cena para incentivar a futura organização da banda da escola de Tabuazeiro.
Diversos momentos de prática musical em conjunto aconteceram nas aulas de Música de ambas as escolas e nos ensaios da banda de percussão, em que os estudantes interagiram, ampliaram as fronteiras e se perceberam como agentes promotores de Arte. O movimento se mostrou ainda uma forma efetiva de desenvolver o protagonismo.
Ansiosos para terem a sua própria banda, os estudantes da Emef TI Eunice puderam conhecer alguns dos instrumentos musicais que terão no conjunto da escola. Além disso, a turma do 4º ano da unidade de ensino fez uma apresentação de flauta doce, que teve na plateia todos os estudantes da própria escola e da banda de percussão da Emef TI Izaura Marques, marcando de vez a integração com a escola parceira, que também realizou uma apresentação.
"Muito legal! Gostei demais de tocar para outra escola", contou com animação a estudante Maria Eduarda Liberato, do 6º ano. Já a Pâmela Cristina Souza, do 5º ano, disse que o que mais marcou foi a integração com os colegas da outra escola. "Foi legal, maneiro! O que mais gostei foi do pessoal batendo palma e incentivando", contou a estudante.
Protagonismo e responsabilidade
Para o professor de música Crysleyson Penido Silvério, que coordena a banda de percussão, os benefícios do projeto e da troca de experiências entre as escolas são enormes. "A música tem o poder gigantesco de mudar histórias. Disciplina, concentração, responsabilidade, coleguismo, companheirismo, protagonismo e zelo pelo patrimônio público são algumas das muitas coisas que essas crianças têm desenvolvido dia após dia. É um prazer imensurável poder fazer parte da reconstrução da cultura artística escolar de Vitória", afirmou.
O professor ressalta ainda que mesmo que nem todos sigam uma carreira musical, a partir do projeto todos vão se tornando cidadãos mais conscientes. "Por mais que, talvez, nenhum deles siga em caminhos para o profissionalismo musical, hoje já os enxergamos trilhando os caminhos de cidadania consciente. O respeito à diversidade cultural, entender outra escola como parte de uma grande rede educacional, se perceberem brilhantes e aplaudíveis já é um degrau a mais para o fortalecimento da autoestima", ressaltou.
O movimento de integração entre as escolas foi um sucesso e aconteceu graças aos esforços e dedicação do diretor Ivan Lana e da coordenadora Denise Pinheiro Quadros, da Emef Ti Izaura Marques da Silva, e da diretora Eliane Amorin juntamente com o professor Ronaldo Carvalho na Emef Ti Eunice Pereira Silveira.