Os preparativos para a montagem do Arraiá do Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) Centro estão a todo vapor. Munícipes que participam de atividades no local se uniram à artesã Liamara Souza Pimenta, dando um show de talento e bom gosto na montagem do arraiá construído a partir de materiais reciclados e dezenas de caixas de papelão de produtos usados na cozinha e limpeza do ambiente. A festa será nesta sexta-feira (18), a partir das 9 horas.
Uma das mais animadas no "atelier julhino" é Maria da Penha. Com a missão de produzir os cactos para o arraiá, ela contou que ajudar na preparação é muito importante para ela. "Gosto de ficar aqui. Me sinto muito bem ajudando, colaborando com a festa. Enquanto faço mantenho minha cabeça ocupada, leve, em paz", disse Maria da Penha.
Ricardo é outro que esta empenhado na execução de cada detalhe da decoração. "Ele é detalhista. Tem um talento surpreendente", afirmou a artesã Bia Mara. A artesã atua no espaço há cinco anos, sendo responsável pelas oficinas de as profissionais Liamara e Sônia.
Nas oficinas, os munícipes produzem artigos que anualmente são levados para a exposição pública e os produtos comercializados com renda revertida para mais materiais pedagógicos. Mas nos últimos dias o ateliê está voltado quase que exclusivamente à produção da decoração do arraiá.
A coordenadora do Centro Pop Centro, Danielle Solano, falo do orgulho de ver a dedicação dos munícipes na preparação da festa. "Para nós, não é só uma festa. É um momento em que eles demonstram que estão entendendo que, aqui, apesar de ser transitório, é um lugar de acolhimento, apoio no processo de superação da condição de rua de cada um deles", comentou.
Danielle enfatiza que a participação na organização, produção e montagem é voluntária, mas incentivada como forma de "trabalhar o espírito colaborativo, o trabalho em equipe, organização, a disciplina, a concentração e até despertar de talentos e novas habilidades. "Nossas ações são previamente planejadas para que eles sintam pertencentes às movimentações da cidade, construam novas memórias positivas", acrescentou a coordenadora.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, fez questão de ressaltar o empenho e a dedicação da equipe que atua nos serviços socioassistenciais de Vitória, em especial, as que atuam nos dois Centros Pop (Centro e Continental) na sua atuação diária para transformar vidas e oferecer novas oportunidades a elas. "Nossas equipes demonstram para esta população, muitas vezes invisibilizada pela sociedade, que eles tem direitos que são assegurados e persistidos por toda nossa equipe da Assistência Social", falou Soraya Mannato.