Notícias

Vitória vai sediar parque interativo e educativo para crianças e adultos

Publicada em 21/01/2020, às 14h01

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Wilbert Suave
SOE Praia de Camburi
O Parque dos Farrapos vai passar por Camburi no dia 25 de janeiro

Vitória vai sediar, em duas datas, o Parque dos Farrapos, um evento com atividades educativas para aumentar os laços entre pais e filhos. O Parque propõe a redescoberta das brincadeiras entre a família para aumentar o aprendizado infantil. Em Vitória, o Parque estará no dia 25 de janeiro na Praia de Camburi e em 1º de fevereiro na Curva da Jurema. A entrada é gratuita. As atividades ocorrem de 10 às 17 horas.

O Parque foi pensado para que crianças e adultos vivenciem juntos as atividades, que são alegres, significativas, ativamente envolventes e socialmente interativas e repletas de possibilidades. Além de ativar a imaginação, as brincadeiras e o parque vão prezar pela acessibilidade e estimular o aprendizado em diversas áreas.

A itinerância do projeto é uma forma de envolver ainda mais famílias que moram ou estão visitando o Estado neste período de verão, no qual as praias acabam sendo um destino comum.

O Parque de Farrapos conta com um time de monitores formado por professores e estudantes de Pedagogia e Educação Física, treinados em aprendizagem pelo brincar para conduzir crianças e adultos à imersão no universo lúdico do evento.

Dessa forma, o Parque vai reforçar ainda mais o laço entre pais e filhos, que com a rotina do trabalho e da escola acabam se distanciando e esquecendo a importância do brincar e aprender juntos. No Parque, os pais vão voltar a ser crianças e aproveitar um momento único e em família fora das telas dos celulares, tablets e computadores.

“O nosso principal objetivo é promover um tempo de qualidade, no qual crianças estivessem junto com seus responsáveis em uma estrutura simples e criativa, que pode ser reproduzida em casa, unindo o lúdico com o educativo. O período escolhido foi as férias, porque conseguimos reunir o maior número de pessoas para que isso aconteça de forma espontânea”, explica o Diretor da Purpose, Caio Coimbra. 

Acessibilidade

Um ponto importante do Parque é a inclusão. Para receber os diversos participantes, as atividades foram pensadas em uma perspectiva acessível e inclusiva e haverá uma passarela do calçadão até o parque para que cadeirantes também acessem o local e possam fazer parte desse movimento pelo brincar.

O ambiente é coberto, para permitir que as atividades sejam protegidas do sol e da chuva, com cenografia super colorida e encantadora.

O nome Parque de Farrapos foi inspirado nos diferentes materiais de tecido que foram usados na construção, devido ao seu uso pelo artesanato tradicional brasileiro e pela sua versatilidade, podendo ser reutilizados e reinventados. 

Parcerias

O Parque de Farrapos é um projeto desenvolvido pela Purpose, uma agência de mobilização e engajamento que apoia e desenvolve movimentos sociais e que acredita que o brincar é fundamental para alavancar o aprendizado e desenvolvimento integral das crianças.

Para tornar esse projeto realidade, a Purpose contou com o apoio de importantes parceiros: Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Prefeitura da Serra, Prefeitura de Guarapari, Fundação Roberto Marinho, Futura, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, IPA Brasil, Mais Diferenças, Idade Criativa e Sebrae. 

Outros locais

O Parque ainda vai passar pela Praia do Morro, em Guarapari, no dia 28 de janeiro; em Jacaraípe na Serra no dia 30 de janeiro.

 Serviço
Praia de Camburi (na altura do clube dos oficiais) - Vitória - 25/01 - das 10h às 17h
Praia do Morro (em frente ao Marlim Azul) - Guarapari - 28/01 - das 10h às 17h
Praia de Jacaraípe (no Barrote, em frente à Pousada Beira Mar) - Serra - 30/01 - das 10h às 17h
Praia da Curva da Jurema (próximo aos quiosques fechados) - Vitória - 01/02 - das 10h às 17h


Voltar ao topo da página