Notícias

Vitória traça estratégias para vigilância de casos suspeitos do coronavírus

Publicada em 11/02/2020, às 15h48 | Atualizada em 11/02/2020, às 15h48

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Notifica Vitória
Município já disponibilizou a ficha de notificação do coronavírus no site da Prefeitura de Vitória, na área Notifica Vitória (ampliar)

A equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolveu, na última semana, um fluxo de notificação e coleta de material para os casos suspeitos de coronavírus na capital. As medidas estão concentradas em identificar e comunicar às autoridades sanitárias qualquer suspeita sobre o novo vírus.

Para garantir mais agilidade nas notificações, o município já disponibilizou a ficha de notificação do coronavírus no site da Prefeitura de Vitória, na área Notifica Vitória .

Além de promover a notificação imediata de qualquer caso suspeito, a Semus tem atualizado os serviços de saúde da capital que atenderão possíveis casos suspeitos de coronavírus conforme as recomendações de prevenção e diagnóstico recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, não há caso confirmado de coronavírus no Brasil e nenhum suspeito no Espírito Santo ou em Vitória. Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde, que divulga informações atualizadas todos os dias.

Setor estratégico

Vitória também conta com um Centro de Informações e Respostas Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), cujo objetivo é identificar emergências epidemiológicas e fortalecer a capacitação e a articulação nas respostas coordenadas, funcionando 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Os profissionais de saúde da capital podem tirar dúvidas ou informar imediatamente à Vigilância Epidemiológica de Vitória, pelo e-mail notifica@vitoria.es.gov.br, qualquer suspeita de contaminação com o novo vírus.

Prevenção

Algumas medidas são importantes para prevenir e conter a transmissão do vírus:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Voltar ao topo da página