Notícias

Vitória participa de ações pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicada em 29/11/2019, às 18h03

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Igualdade de gênero

André Sobral
Ação DST Aids Parque Moscoso
Equipe vai realizar testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que acontece todos os anos no dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), através do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRIST), participará de uma ação educativa na rua Sete de Setembro, no Centro, das 8 às 12 horas, neste sábado (30).

Será realizado um mutirão de testes rápidos, além de orientações à população sobre sexo seguro e distribuição de preservativos.

"O objetivo é tirar dúvidas das pessoas, principalmente, sobre a prevenção às ISTs. A equipe vai apresentar os serviços ofertados pelo Centro de Referência, localizado no Centro. Será também uma oportunidade de fazer os testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e também HIV, sem a necessidade de ir à unidade de saúde", disse a diretora do Centro de Referência em IST, Martha Machado.

Café da manhã

Além das ações educativas, a equipe do Centro de Referência vai preparar um café da manhã na próxima quinta-feira (5) para os pacientes atendidos no local. Além de confraternizar com os pacientes, a equipe também aproveita o momento para ressaltar a importância do uso do preservativo.

"Atualmente, uma pessoa vivendo com HIV bem assistida pode ter carga viral indetectável e, se tiver boa adesão ao tratamento, além de viver bem, não transmitirá o vírus. Claro que ainda lidamos com grande incidência, com um grande preconceito. O uso do preservativo precisa muito ser incentivado, pois também vivemos uma epidemia de sífilis, sem falar de outras ISTs", alertou a referência técnica em IST de Vitória, Rozangela Locatelli Armini.

Tratamento

As 29 unidades de saúde de Vitória estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as ISTs, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

Vitória ainda possui o CRIST, que dispõe de uma atenção diária aos munícipes com infecções. Cerca de 2 mil pessoas são assistidas pelas equipes interdisciplinares, formadas por assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo, profissionais de apoio técnico, auxiliar e técnico em enfermagem, auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal e administrativo.

Para receber assistência, o primeiro passo do munícipe deve ser procurar a US do seu bairro. Isso deve ocorrer sempre que:
• desejar fazer testes para o HIV, a sífilis, a hepatite B ou hepatite C;
• perceber algum sinal ou sintoma de uma lST;
• acreditar que se expôs a alguma situação de risco de contaminação (ex: relação sexual sem preservativo ou compartilhamento de seringa);
• desejar preservativos.

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis
Endereço: rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória)
Telefones: (27) 3132.5108 - Recepção / (27) 3132.5106 - Administração

Horário de funcionamento
Geral: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) e de Acidentes de Materiais Biológicos: de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas.
Farmácia: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Após esse horário e em fins de semana, os munícipes devem procurar um PA.


Voltar ao topo da página