Notícias

Vitória no topo de dois importantes rankings de transparência no combate à Covid

Publicada em 31/07/2020, às 15h49 | Atualizada em 31/07/2020, às 18h28

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Consumo e produção responsáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Imagem divulgação
Índices de transparência
Levantamentos do Índice de Transparência da Covid-19 e da Transparência Internacional apontam Vitória no topo do ranking (ampliar)

Vitória alcançou o primeiro lugar em dois importantes rankings de transparência no combate à pandemia do novo coronavírus. Na Transparência Internacional, a cidade conseguiu pontuação máxima, subindo nove pontos em relação ao último levantamento feito entre as capitais.

No Índice de Transparência da Covid-19, que é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), Vitória lidera com 98 pontos, subindo oito em relação ao último ranking, em que ficou na segunda posição.

"Os resultados mostram mais uma vez que Vitória é referência nas informações de compras, contratos e investimentos acerca da pandemia do novo coronavírus, numa prova de respeito ao dinheiro público e eficiência no enfrentamento à Covid-19. Vitória em primeiro lugar outra vez", comemorou o prefeito da capital, Luciano Rezende.

Trabalho conjunto

O trabalho é fruto de um esforço conjunto da Controladoria Geral do Município (CGM), através da Gerência de Integridade, Transparência e Prevenção a Corrupção, Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e demais secretarias que disponibilizaram os dados para publicação, como a Saúde (Semus), por exemplo.

"O resultado dessas avaliações é, sem dúvidas, a demonstração do compromisso que a Prefeitura de Vitória tem com o cidadão de manter a gestão pública sempre transparente", comentou o controlador geral de Vitória, Ricardo Perini.

"Vitória vem demonstrando nos últimos oito anos que é possível fazer política em prol do interesse da sociedade, primando pela coisa pública em benefício de todos. Os resultados positivos bem demonstram essa verdade transparente", salientou o procurador geral do município, Rubem Francisco de Jesus.

"A gestão pública no município de Vitória tem compromisso com a atuação ética, íntegra e transparente, e esses resultados são consequência dessa política", disse a subprocuradora geral de Vitória, Alessandra Nunes.

"Esse resultado é a materialização do esforço das equipes em garantir a transparência e a atualização dos dados epidemiológicos para os munícipes de Vitória diariamente", declarou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa. 


Voltar ao topo da página