Notícias

Vitória é município capixaba onde mais são criados postos de trabalho

Publicada em 29/06/2022, às 15h40 | Atualizada em 29/06/2022, às 16h19

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Carteira de Trabalho e Previdência Social

Vitória é o município onde mais são criados postos de trabalho no Espírito Santo. Com saldo de 4.273 vagas formais criadas de janeiro a maio de 2022, Vitória é a líder do ranking estadual de geração de empregos. As informações fazem parte do "Novo CAGED - Estatísticas Mensais do Emprego Formal", divulgadas nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O saldo da capital representa 14,5% dos 29.489 novos postos de trabalho gerados no Espírito Santo no mesmo período e, é resultado da diferença entre as 32.590 admissões e os 28.317 desligamentos ocorridos na cidade neste ano.

Na comparação com o saldo do mesmo período de 2021, houve um crescimento de 97,5% na geração de novos postos de trabalho na capital: 2.164 em 2021 e 4.273 em 2022.

Quando analisado por grupamentos de atividade econômica, o saldo de novos empregos em Vitória em 2022 se distribui da seguinte forma:

  • Serviços (+3.266)
  • Construção (+1.015)
  • Indústria (+91)
  • Agropecuária (-6)
  • Comércio (-93).

Economia

Os resultados mostram o reaquecimento da economia de Vitória, a partir de medidas adotadas em 2021, como a modernização e desburocratização do licenciamento de obras, um processo on-line que agora permite a aprovação de um empreendimento em até 48h, e a instituição do novo marco regulatório ambiental da cidade.

LA + Simples

A nova legislação ambiental, proposta pela atual gestão de Vitória, possibilitou a preservação e valorização da biodiversidade e, ao mesmo tempo, criou um ecossistema favorável para novos investimentos e para o desenvolvimento econômico da cidade.

Hoje, em Vitória, atividades com reduzido ou impacto ambiental insignificante são dispensados de licença ambiental. Atualmente, 335 atividades têm dispensa automática do documento. A Prefeitura lançou, ainda, neste mês, o sistema automatizado, "LA + Simples", que desburocratiza a emissão da Licença Ambiental Simplificada (LAS), um importante avanço para a agilizar a obtenção do documento.

Mais de 1700 novas empresas em 2022

Entre janeiro e maio deste ano, foram abertas 1.769 novas empresas e 3.275 Microempreendedores Individuais (MEIs). No mesmo período, o município emitiu 929 Alvarás de Funcionamento e regularizou 278 edificações. Os esforços para a desburocratização e simplificação das regras e procedimentos urbanísticos e ambientais tem criado um ambiente favorável ao empreendimento e a geração de emprego e renda.

Vitória oferta mais de 530 vagas em 33 cursos de qualificação

Vitória assinou dois contratos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a realização de 33 cursos de formação e de aperfeiçoamento profissional. Os contratos totalizam R$ 585.160,43 de investimentos e integram o Projeto "Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado", que ofertará qualificação em áreas como gastronomia, beleza, administração, confecção, mecânica, tecnologia, construção civil, turismo, comércio, entre outras, totalizando 535 vagas.

Os cursos serão realizados com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e Vitória é o único município no Estado que utiliza estes recursos para investir no munícipe e na melhoria das relações de consumo entre o prestador de serviços e o cliente final. Serão ofertados 18 cursos por meio do contrato com o Senac e 15 pelo contrato com o Senai.


Voltar ao topo da página