Notícias

Vitória 466 anos: 40 embarcações participarão da Volta à Ilha no dia 8

Publicada em 30/08/2017, às 13h31

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Volta à Ilha de Vitória
Volta à Ilha de Vitória: remada de 30 quilômetros ao redor da capital

As belezas de Vitória estão espalhadas por todos os cantos. Para comemorar o aniversário de 466 anos da capital, nada melhor do que curtir todo esse visual. Esse é o intuito da "Volta à Ilha de Vitória", competição nacional de canoagem oceânica que fará uma remada de 30 quilômetros ao redor da ilha (veja o mapa) e passará por belas paisagens, como Terceira Ponte, a Ilha do Boi, o Porto de Vitória, a Ilha das Caieiras e por um dos maiores manguezais em área urbana do Brasil, o manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.

O evento inédito, que acontece no dia em que Vitória comemora 466 anos, no dia 8 de setembro (sexta-feira), tem a expectativa de reunir mais de 100 atletas e cerca de 40 embarcações de diversas modalidades e portes. Entre os participantes, estarão canoeiros e atletas nacionais e internacionais.

Atletas de renome

São presenças já confirmadas o atleta paralímpico de canoagem e tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes; o campeão e o vice-campeão, respectivamente, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica Individual 2017, os paulistas José Marcos Mendes Filho e David Levi; o francês Loïc Boireau, representante do Clube BAC canoë kayak de Paris; e a peruana Frida Condo Paniagua, representante do clube Inkanoa Va'a.

Inspiração

Realizada pela primeira vez este ano, a Volta à Ilha é inspirada em um evento que ocorreu em 1985. "Na década de 80, foi feita a Taça da Cidade de Vitória, que também realizou uma remada ao redor da cidade. Foi o único evento com o formato de volta ao redor da ilha e, agora, ele veio como inspiração. A Volta à Ilha será realizada anualmente, sempre no aniversário de Vitória, com o intuito de exaltar a nossa capital e suas belezas", conta o idealizador e realizador do evento, Carlo de Castiglioni Teodoro.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Vitória e integra a programação do aniversário da cidade.

Competição

Leonardo Silveira
Desafio Internacional da Ilha - Canoa Havaiana
Largada das embarcações, como canoas havaianas, vai acontecer na Curva da Jurema

A competição terá categorias por idade - Júnior, Open, Master, Super Master e Golden Master - e por sexo - Masculino, Feminino e Mista. As modalidades da disputa serão Canoas Va'a (canoa polinésia) OC1, V1, OC2, OC6, V6; Surfski com caiaques oceânicos simples e duplo; Remo Olímpico Single Skiff e Double Skiff; e Stand Up Paddle Solo e Revezamento (dupla).

A largada única será às 10h30, na Curva da Jurema, com o repasse do briefing obrigatório e alinhamento das embarcações a partir das 8 horas. A previsão de tempo de percurso das embarcações mais rápidas é de 2h40, podendo chegar a mais de 4 horas entre os competidores mais lentos.

Para quem deseja participar, as inscrições devem ser feitas no site www.voltaailhadevitoria.com.br. No dia da competição, os interessados também poderão se inscrever na bilheteria do evento, montada na Curva da Jurema. 

Ações ambientais

A Volta à Ilha de Vitória também vai chamar a atenção para o meio ambiente. Durante o trajeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) irá coletar o lixo encontrado para pesar ao final do evento. Esse material também será utilizado para montar uma baleia em tamanho real nas areias da Curva da Jurema, na Gincana do Lixo, comandada pelo coordenador do projeto Pegada, Rafael Braga.

Para fazer o mosaico, Rafael já está recolhendo isopor, garrafas pet e outros rejeitos que encontra nas praias e no manguezal de Vitória. "A expectativa é recolher uma tonelada de lixo total. Depois, o lixo que puder ser reaproveitado será encaminhado para reciclagem e o que estiver contaminado será descartado adequadamente", explica.

A Semmam ainda fará o plantio de restinga na região onde ocorre a competição e aproveitará o trajeto do evento para ampliar os pontos de coleta de água para análise, estendendo o teste por todo o trajeto da competição. Os novos pontos serão analisados anualmente e incluídos em uma nova série histórica de análise da água que será iniciada pela Prefeitura de Vitória.

Arena

Ao longo do dia, a arena montada na Curva da Jurema, onde serão a largada e a chegada da Volta à Ilha de Vitória, estará aberta ao público e contará com diversas atividades. A programação inclui apresentação de banda de congo, as atividades ambientais e circuito funcional.

Serviço
Volta à Ilha de Vitória
Quando: 8 de setembro (a partir das 8 horas). A largada será às 10h30
Local da largada: Curva da Jurema ? Vitória
Percurso: 30 quilômetros ao redor da ilha
Inscrições: www.voltaailhadevitoria.com.br

Voltar ao topo da página