Notícias

Viagem pela Literatura comemora 7 mil participantes no ano com apresentações

Publicada em 04/12/2019, às 12h05

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
Grupo de teatro Campaneli apresenta adaptação de Os Três Porquinhos
Grupo de teatro Campaneli vai contar a história dos três porquinhos

O projeto Viagem pela Literatura encerra o ano nesta quinta-feira (5) com uma apresentação no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.

Às 14 horas, a Biblioteca Municipal vai apresentar os números do projeto, com os resultados alcançados e as relações firmadas com escola e comunidade. As contadoras de história Marta Samôr e Alzira Bossois, do Grupo Chão de Letras, vão divertir o público com as narrativas contadas de uma maneira bem diferente.

Em seguida, haverá a apresentação musical "O grande rabanete", baseada no livro da escritora Tatiana Belink, com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, do bairro Caratoíra, sob a coordenação da professora Maria da Penha Dantas.

Na sequência, vai ter leitura da crônica produzida por Ramon Santos, resultante da oficina de crônica realizada pelo escritor Ediphôn Souza, e a apresentação da dança "A importância da preservação do meio ambiente", pelas crianças do Cajun do Romão.

O Instituto Gênesis vai apresentar um relato da participação no projeto Viagem pela Literatura e na Biblioteca, pelas educadoras Anna Carla Marçal e Thamiris Teixeira.

Em seguida, a história dos três porquinhos vai divertir o público numa adaptação teatral baseada no clássico infantil. O grupo de teatro Campaneli vai ser o responsável por dar vida aos personagens.

A peça conta a aventura de três porquinhos que saem de casa para conhecer o mundo. Apesar de serem irmãos, eles têm personalidades bem diferentes. A peça passa mensagens de previdência e amizade.

Temporada

Leonardo Silveira
Viagem Pela Literatura - Peça A Formiga e A Cigarra no Auditório da PMV
Atividades lúdicas que despertam o interesse do público pela leitura vão tomar conta do auditório do Palácio Municipal

Apenas em 2019, o projeto chegou a mais de 7 mil pessoas em 40 espaços, contemplando 26 bairros do município. O projeto Viagem pela Literatura tem como objetivo estimular o interesse pela leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma lúdica por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores, contadores de histórias e músicos.

Foram 77 apresentações de contação de histórias, peças teatrais baseadas em livros, curso para contadores de histórias, oficina de crônica, oficina de arte, encontro com escritores, sarau poético, leitura no parque e em praça. 

A Biblioteca Municipal levou a leitura para praças, parques, escolas, Cajus, teatros, auditórios, quadras de esportes, movimento comunitário e hospital infantil, num total de 61 instituições educacionais e de público em geral.

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, os números demonstram como a atuação do projeto contribui para levar o gosto pela leitura para todos os públicos, de diferentes faixas etárias e condições sociais. “O projeto vem cumprindo sua missão de garantir a todos a igualdade de oportunidade de acesso democrático ao livro, à leitura, a literatura e à cultura”, comentou.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, comemorou os resultados. "A potência do Viagem pela Literatura é inquestionável. Uma política pública que leva a leitura, o livro e aquele que o produz até seu ponto final: o leitor. A potência se resume nisso, nessa conexão que somente a arte é capaz de fazer com tanta honestidade e tanto sentimento. Vida longa a essa política da Secretaria de Cultura de Vitória!”.

Viagem pela Literatura

Ao longo de 25 anos, mais de 150 mil pessoas já participaram das atividades do projeto, que foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) dos Ministérios da Cultura e da Educação, no Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e no Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em 2008.

Em 2007, recebeu o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura e, em 2012, venceu o prêmio “Vitória Inovando”, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social, promovido pela Prefeitura de Vitória.

Em 2014, conquistou o Prêmio “Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas” por meio de Edital do Ministério da Cultura.

Recebeu o Prêmio Ricardo Oiticica – O Melhor em Práticas Leitoras – edição 2018, promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, na categoria "Oralidade, voltada a projetos que valorizam a arte de contar histórias na promoção de leitura.

Programação

14h – Abertura | Contação de Histórias com Marta Samôr e Alzira Bossois do Grupo Chão de Letras;

14h15 – Apresentação Musical “O grande rabanete” + Leitura da crônica por Ramon Santos, resultante da Oficina de Crônica, realizada pelo escritor Ediphôn Souza + Apresentação da dança "A importância da preservação do meio ambiente" + Relato do Instituto Gênesis na participação do projeto Viagem pela Literatura e da Biblioteca, pelos educadores Anna Carla Marçal e Thamiris Teixeira.

15h – Apresentação da atividade Viver o Livro ao Vivo e em Cores com a peça teatral "Os Três Porquinhos’’

16h – Encerramento

 

Serviço
Encerramento anual do projeto Viagem pela Literatura
Quando: 5 de dezembro de 2019 (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Vitória
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

Voltar ao topo da página