Notícias

Verão: campanha Praia Limpa vai conscientizar banhistas sobre cuidados na orla

Publicada em 02/01/2018, às 17h15

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Campanha Praia Limpa
Educadores ambientais vão abordar banhistas para orientá-los sobre a preservação das praias de Vitória

Com o objetivo de sensibilizar os frequentadores das praias de Vitória sobre a importância do ambiente praial, bem como sobre as atitudes adequadas que cada banhista deve adotar nesses espaços, terá início, no próximo dia 13, mais uma campanha Praia Limpa, que já está na 28ª edição.

Este ano, a Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) abordará quatro temas: restinga, balneabilidade, resíduos e guarda responsável.

As praias de Vitória são frequentadas por munícipes e turistas durante todo o ano, com um aumento considerável no período de verão. Nessa época, os ambientes costeiros ficam ainda mais vulneráveis à ação humana.

A cada final de semana, uma equipe multidisciplinar realizará ações educativas em diversos pontos da orla de Vitória. Nos dias 13 e 14, as equipes de educadores ambientais estarão em Camburi e, nos dias 20 e 21, na Curva da Jurema e na Ilha do Boi, sempre das 9 às 12 horas.

"Nossa meta é abordar o maior número possível de pessoas nas praias, levando um pouco do que pode ser feito para preservar nossa orla, tornando-a cada vez mais atrativa. Vitória estará sempre de braços abertos para receber quem escolhe nossa ilha para passar as suas férias", destacou o titular da Semmam, Luiz Emanuel Zouain.

A campanha é desenvolvida pelo GEA em parceria com os servidores das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran/GET) e Saúde (Semus/CVSA/SOE), com o apoio e participação da ONG Avalanche, Ecoceano, Ifes e Fundação Pró-Tamar.

Yuri Barichivich
Praia Limpa
Campanha Praia Limpa visa orientar sobre condutas que ajudam a preservar as praias e os cuidados necessários para ser um banhista consciente

Abordagens

Os técnicos farão abordagens educativas aos frequentadores visando orientar sobre condutas que ajudam a preservar as praias e os cuidados necessários para ser um banhista consciente: consumir líquido, utilizar proteção solar, não deixar resíduos nas praias e preservar a vegetação de restinga.

Além disso, serão abordados comerciantes e ambulantes, assim como outros trabalhadores que atuam nesse ambiente, com o propósito de estimular a implementação de práticas sustentáveis que contribuam para a preservação da praia e da restinga.

Materiais 

Durante as abordagens, os educadores ambientais distribuirão fôlderes contendo informações sobre os serviços que a Prefeitura realiza para manutenção das praias, como:

  • Monitoramento constante da fauna, da flora e das condições ambientais das praias, restinga e costões rochosos da nossa cidade;
  • Avaliação semanal da qualidade das águas em suas praias para garantir as melhores condições a banhistas ou a quem pratica natação, mergulho e esportes náuticos;
  • Divulgar o canal de comunicação com a população: Fala Vitória 156;
  • As praias são protegidas por lei, como áreas de preservação permanente;
  • Sensibilização: as praias são importantes ecossistemas da nossa cidade. Por isso faça a sua parte. Cuide para que suas ações não causem nenhum dano a esse ambiente cheio de vida e diversão.

Cartilha

A cartilha fala sobre algumas características da restinga e tem como principal objetivo divulgar a importância desse ecossistema, além de interagir com os frequentadores das praias.

Matéria relacionada

Prefeitura monitora praias de Vitória para controle de caramujo africano


Voltar ao topo da página