Notícias

Vandalismo provoca falhas em semáforos e afeta trânsito na manhã desta quarta

Publicada em 05/06/2019, às 18h08

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


O roubo de cabos de comunicação mais uma vez afetou semáforos e provocou problemas no trânsito de Vitória no início da manhã desta quarta-feira (5). Os equipamentos deixaram de funcionar no cruzamento das avenidas Nossa Senhora da Penha e Rio Branco, área de muito movimento e num horário de pico, o que gerou muitas retenções.

Porém, técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) estiveram no local e providenciaram a manutenção.

Ocorrências

Roubos de cabos de comunicação usados nas instalações de semáforos têm sido frequentes. Em janeiro, foram três ocorrências e, em fevereiro, março e abril, foram oito casos. Apenas no mês de maio, foram dez casos de furtos e, em junho, três.

Somente este ano, o prejuízo foi de, aproximadamente, R$ 40 mil para recuperar quatro mil metros de cabos de comunicação.

Os pontos que apresentam maior problema são os cruzamentos das avenidas Américo Buaiz x Humberto Martins de Paula e Saturnino de Brito x Almirante Soído. Os consertos são prioritários e, normalmente, executados rapidamente.

Acidentes

O furto de cabos e fios que compõem os semáforos de Vitória - principalmente, nas caixas de passagem - cresceu três vezes de 2017 para 2018. Somente em 2018, o prejuízo com esses atos de vandalismo foi de, aproximadamente, R$ 80 mil.

O furto dos cabos provoca apagões em semáforos que ficam nos cruzamentos de ruas e avenidas de grande circulação, prejudicando o trânsito. O ato prejudica os repetidores e os circuitos de comunicação que também sinalizam para os pedestres.

Para prevenir esses crimes, a Setran tem instalado cabos subterrâneos, em estruturas de concreto, para dificultar a ação dos vândalos. Esse trabalho já foi feito, por exemplo, nos cruzamentos da avenida Nossa Senhora dos Navegantes com as ruas Delmiro R. da Silva, Clóvis Machado e Marília Scarton Coutinho.

Reposição

A suspeita é de que existam quadrilhas, já que é um problema que tem se tornado comum e prejudica milhares de pessoas, além de provocar riscos a motoristas e pedestres, além de constante reposição de peças e materiais de custo elevado.

Denúncias sobre furtos ou outro tipo de depredação contra o patrimônio público devem ser feitas pelo 181 pelo 190.


Voltar ao topo da página