Notícias

Unidades de saúde registram aumento de procura por exames entre mulheres

Publicada em 02/08/2021, às 08h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Coronavirus: Atendimento médico na Unidade de Saúde Ilha de Santa Maria
Unidades de saúde já registram aumento das solicitações de exames de mamografia e preventivo nos dois últimos meses (ampliar)

Com a capital classificada em "baixo risco" para a contaminação pelo coronavírus, as unidades de saúde de Vitória têm estimulado a população a realizar novamente exames e consultas de rotina. Assim, um dos maiores públicos aos poucos retoma sua rotina de cuidados com a saúde: as mulheres.

Os últimos números indicam que as munícipes estão respondendo a esse chamado. Neste mês de julho, já é possível ver o aumento de solicitações de exames de mamografia e preventivo em relação ao mês anterior. Ambos tiveram aumentos de 21% e 23%, respectivamente.

Para estimular o retorno das pacientes, as unidades têm adotado diversas estratégias, como ampliação de oferta de exames em algumas semanas, prorrogação de horários ou atendimento aos sábados.

Em Conquista, a US funcionou durante uma semana com horário estendido, das 18 às 20 horas, atendendo mulheres que estavam há mais de 12 meses sem preventivo. Na ocasião, elas também puderam solicitar mamografia e realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST).

"Mesmo não apresentando nenhum sintoma, é fundamental fazer consultas e exames de rotina, uma vez que problemas de saúde detectados precocemente têm tratamento. Essa preocupação em manter a rotina com os cuidados de saúde faz parte do autocuidado que todos devemos ter", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.


Voltar ao topo da página