Notícias

Unidade de saúde do Centro promove coral para melhorar a saúde da comunidade

Publicada em 19/09/2019, às 07h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Coral na US do Centro
Fonoaudióloga Aline Pignaton, responsável pelo coral, destaca que a atividade melhora o humor e permite às participantes fazer novas amizades (ampliar)

Na Unidade de Saúde Vitória, no Centro, o ditado popular "quem canta seus males espanta" vem ganhando cada vez mais sentido. Especialmente para quem participa do "NoSUS Coral", um grupo que se reúne toda terça-feira, às 8 horas, para cantar na US.

A fonoaudióloga Aline Pignaton é responsável pelo coral e explica que o principal objetivo com as atividades musicais é criar um grupo de promoção da saúde através da música.

"O coral é uma oportunidade de fazer amigos e melhorar o humor, fatores importantes para a saúde mental. Além disso, quem participa aprende a respirar enquanto canta, além de aprender e memorizar letras e vozes das músicas. Tudo isso ativa áreas específicas do nosso cérebro e trabalha habilidades e funções cognitivas importantes em qualquer idade", explica Aline.

Cely Aparecida de Araujo Couto, de 61 anos, está há três meses no coral. Ela conta que soube do grupo pela sua médica, que a orientou a buscar uma atividade para "desestressar".

"Eu gosto de vir, de participar e ficar aqui com as pessoas. Por isso, o coral hoje é meu compromisso: acordo cedo às terças-feiras e venho", conta Cely.

Outra moradora da região que participa do coral e de outras atividades promovidas pela US é Rosangela Belchior Motta, de 64 anos. Ela está no coral desde o ano passado e adora. "É importante participar de atividades como essa, pois elas ajudam a prevenir adoecimentos. Então é melhor vir pra unidade assim, antes de ficar doente. Além disso, aqui conhecemos pessoas, fazemos amizades de diferentes idades. Eu não tenho voz pra cantar, mas estou adorando participar".


Voltar ao topo da página