Notícias

Trabalho invisível e eficaz garante internet e serviços virtuais na capital

Publicada em 16/06/2020, às 11h38

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Sala Cofre para os sistemas de informática da Prefeitura de Vitória localizada na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI
Sala Cobre, na sede da Sub-TI, guarda a inteligência do banco de dados da administração municipal

Em milésimos de segundos, é possível acessar a rede de internet gratuita, o Vitória Online, ou mesmo os serviços virtuais da Prefeitura de Vitória. Os usuários não imaginam que, para que isso aconteça, há uma expressiva infraestrutura de rede em funcionamento sendo cuidada por "heróis" invisíveis da área da Tecnologia da Informação.

Nesta pandemia do coronavírus, esses profissionais têm sido fundamentais com o seu trabalho para dar condições para que a população permaneça em casa, sem prejuízo na hora de solucionar um problema.

Eles continuam o trabalho de instalação e configuração de equipamentos como roteadores, aparelhos que interligam as estações de trabalho aos servidores (switchs) e que fazem a segurança da rede (firewalls), permitindo o funcionamento de computadores e de servidores.

Além disso, cuidam e fazem manutenção dos datacenters, ou seja, locais onde estão armazenados e protegidos os dados, e da rede de fibra ótica da cidade, que permite o funcionamento dos semáforos, das unidades de saúde, Pronto-Atendimentos, escolas e do sistema de videomonitoramento, por exemplo. 

Responsabilidade

Leonardo Silveira
Sala Cofre para os sistemas de informática da Prefeitura de Vitória localizada na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI
Manutenção da rede é feita constantemente para manter o funcionamento dos equipamentos públicos da cidade

Segundo o assessor técnico da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) Alexandre Monteiro, é grande a responsabilidade de não deixar parar nenhum equipamento público da cidade, o que faz com que a equipe fique monitorando nas ruas a infraestrutura de rede. Todos os dias há ocorrências na cidade.

"Recebemos vários chamados. Temos empresas de cabeamento e de fibra que nos ajudam nesse trabalho, que funciona 24h em qualquer lugar da cidade. Tivemos um caso curioso de ter que entrar dentro de um pântano, na reta do aeroporto, com animais peçonhentos e mosquitos, para acertar a fibra ótica que atende a cidade", contou Monteiro. 

Reconhecimento

Atualmente, a importância desses serviços de Tecnologia da Informação veio com o reconhecimento da atividade, pelo decreto federal 10.282/20, classificada como essencial.

"A tecnologia transforma vidas. E os profissionais da Tecnologia da Informação são os principais protagonistas desse desenvolvimento. Na Prefeitura de Vitória, temos uma equipe que desenvolveu programas e sistemas pioneiros no País com sua tradição em inovar. Sabem da sua importância social. Foram reconhecidos com diversos prêmios que o município recebeu. Para mim, é uma honra poder gerenciar os trabalhos desses servidores tão competentes", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos. 


Voltar ao topo da página