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Torpedos: 23 unidades de saúde de Vitória recebem notas acima de 9

Publicada em 09/09/2019, às 14h20

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Torpedo da Saúde
Pacientes podem avaliar atendimentos na rede municipal de saúde

Nada menos do que 23 unidades de saúde de Vitória receberam notas acima de 9 na avaliação por torpedo dos serviços e atendimentos da rede municipal em agosto. As outras seis ganharam notas acima de 8,4, segundo levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A US que recebeu a maior nota no último mês foi a de Santa Luiza, com 9,59. As demais que ficaram acima de 9 são: Itararé, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jesus de Nazareth, Praia do Suá, Andorinhas, Maruípe, Fonte Grande, Vitória, Bairro República, Jardim Camburi, Alagoano, Bairro do Quadro, Bairro da Penha, Maria Ortiz, São Cristóvão, Jardim da Penha, Jabour, Conquista/Nova Palestina, Forte São João, Santa Marta e Santo Antônio.

Com as notas 8,22 e 8,21, o Pronto-Atendimento (PA) da Praia do Suá e o PA de São Pedro, respectivamente, tiveram a maior média do ano: 8,22. Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas acima de 9,5.

Em agosto, 91,87% dos pacientes avaliaram os serviços como "ótimo/excelente/bom/muito bom". A nota média de todos os serviços foi de 9,06.

Monitoramento

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, as notas dadas por meio de torpedo são uma importante ferramenta de gestão. “Monitoramos as avaliações para entender o que precisamos melhorar. É uma ferramenta que nos ajuda na gestão, contribui para melhorar o acesso e potencializar o atendimento”, explica.

Inspiração

A diretora da unidade de Santa Luiza, Heloisa Nascimento Medeiros, apontou que a avaliação através dos torpedos é muito importante. "Esse feedback é muito bom, ele nos inspira a levar atendimento de qualidade para os munícipes e atender cada dia melhor. Nossa equipe da US está muito feliz com esse resultado positivo da avaliação dos torpedos".

De janeiro até setembro, a US de Conquista/Nova Palestina registra um constante aumento das notas dadas pelos usuários.

"O aumento da nota é em consequência de uma série de aprimoramentos que estamos fazendo na unidade em relação ao atendimento ao usuário. Ela vai desde a recepção, que ajuda a organizar o serviço no primeiro acolhimento na US, passando pela equipe de enfermagem até o atendimento médico. São ações que contribuem para que a nota aumente. Fora isso, temos realizado treinamentos, conversas com a equipe e reuniões que vêm dando resultado e, agora, podemos ver a reflexão na nota", aponta o diretor da US, Rodrigo Buback.

Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital

Sobre o sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema permite ao usuário avaliar quantitativa e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto. A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).


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