Notícias

Tóquio: crianças conhecem esportes olímpicos no Cmei Darcy Castello de Mendonça

Publicada em 02/08/2021, às 08h02

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Olimpíadas em Vitória - versão miniatletas
Com o tema "Esportes Olímpicos", as crianças estão tendo a oportunidade de vivenciar e conhecer na prática algumas modalidades (ampliar)

As Olimpíadas de Tóquio, maior competição esportiva do mundo, concentram os olhares de todos os apaixonados por esporte. Mesmo do outro lado do planeta, esse clima olímpico também tomou conta de uma delegação muito especial. São cerca de 140 crianças dos grupos 5 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Castello de Mendonça, no bairro Antônio Honório.

Por lá, as aulas de Educação Física estão homenageando os Jogos Olímpicos. Com o tema "Esportes Olímpicos", as crianças estão tendo a oportunidade de vivenciar e conhecer na prática algumas modalidades, como handebol, futebol, golfe, hóquei, basquete, ginástica rítmica, ginástica artística, voleibol, entre outras.

As técnicas dessa galerinha são as professoras Júlia Nascimento Pizzol, Bruna Coelho da Vitória e Susana da Rocha Louzada. Com o trabalho, elas buscam aproximar as crianças do momento olímpico, incentivando-as a torcer e acompanhar os esportes, além de despertar o interesse pela prática.

"Amizade, coragem, determinação, excelência, igualdade, inspiração e respeito. Palavras do nosso dia a dia que ganham um significado ainda mais importante para quem pratica esportes. São os valores olímpicos e paralímpicos que queremos passar para nossas crianças. O esporte é uma grande ferramenta na educação e no desenvolvimento global de nossas crianças", disseram as professoras.

Olimpíadas em Vitória - versão miniatletas

Tóquio é aqui?

O interesse das crianças pelos Jogos Olímpicos foi tão grande que a competição saiu das aulas de Educação Física e foi parar também nas salas de aula com as professoras Elizabete Guilherme da Silva e Marilene Alves da Cruz.

Alinhado ao projeto institucional do Cmei Darcy Castello de Mendonça, chamado “Cultivando valores, semeando conhecimento”, as professoras estão trabalhando o livro “O Mundinho”, da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Dessa atividade, veio a inquietação: por que não aproveitar para falar dos eventos que ocorrem nesse planetinha tão especial onde vivemos?

“Começamos a explorar algumas propostas relacionadas às Olimpíadas e a cartografia foi a forma lúdica que encontrei para representar diferentes localizações no espaço, por serem ilustrações bem reduzidas do nosso planeta. E foi uma proposta muito acertada, pois os pequenos se mostraram bem interessados, e isso foi o combustível para que começassem a percorrer o mapa em busca de novas informações", contou a professora Elizabete.

Observando o globo terrestre, as professoras localizaram os continentes junto com as crianças, representando-os com cores diferentes. Houve, ainda, rodas de conversa sobre os oceanos e os meios de transportes que são utilizados, os povos que habitam esse planeta e seus diferentes costumes. “É uma proposta muito rica em aprendizagens para nossas crianças”, afirmou ela.


Voltar ao topo da página