Notícias

Tendas do Bem levam higienização e alimentos para pessoas em situação de rua

Publicada em 15/04/2020, às 14h03 | Atualizada em 16/04/2020, às 17h20

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades

Elizabeth Nader
Coronavírus: Tenda do Bem na Praça do Papa
Tenda do Bem presta atendimento a pessoas em situação de rua (ampliar)
Elizabeth Nader
Coronavírus: Tenda do Bem na Praça do Papa
Pessoas em situação de rua têm acesso a higienização e alimentação na tenda (ampliar)

A Prefeitura de Vitória começa a disponibilizar, a partir desta quarta-feira (15), três pontos de higienização e alimentação para a população em situação de rua. A medida foi tomada pelo Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos Impactos Causados pela Covid-19.

Serão duas Tendas do Bem: uma na entrada do Parque da Pedra da Cebola, na avenida Fernando Ferrari, e outra na Praça do Papa, na Enseada do Suá. O outro ponto de atendimento será no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop), localizado no bairro Mário Cypreste. O horário de funcionamento é das 11h30 às 13h30.

As pessoas em situação de rua também serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar das secretarias municipais de Saúde (Semus), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas).

"Essa nova estratégia foi construída coletivamente entre as diversas secretarias e busca garantir maior proteção social e prevenção ao coronavírus, por meio de um atendimento mais próximo e sistemático às pessoas em situação de rua", disse o coordenador do comitê, Bruno Toledo.

Integração

A secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, reforçou o comprometimento entre as secretarias para fazer com que a população em situação de rua não fique vulnerável ao coronavírus.

"Importante a integração entre as secretarias para promover essa aproximação com a população em situação de rua. Juntos, iremos promover alimentação e orientação para essas pessoas".

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, a ação irá somar ao trabalho do Consultório de Rua, que leva atendimentos de cuidados com a saúde a esse público. "Estamos unindo esforços no combate à Covid-19 para alcançar todos os cidadãos de Vitória", disse.

Para a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, a pauta da população em situação de rua é muito complexa e precisa envolver várias frentes. "A Semcid não poderia ficar de fora, uma vez que o público que vamos trabalhar é o mais vulnerável e precisamos garantir seus direitos humanos".

A ação conta com o apoio do Instituto Unimed, que disponibilizou máscaras para os servidores que vão fazer o atendimento nas tendas.


Voltar ao topo da página