Notícias

Tendas do Bem já ofereceram mais 13 mil refeições

Publicada em 23/07/2020, às 13h51

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Coronavírus: Tenda do Bem na Praça do Papa
Pessoas em situação de rua recebem alimentação diariamente nas Tendas do Bem (ampliar)

Os atendimentos à população em situação de rua nas Tendas do Bem, localizadas na Praça do Papa e na entrada do Parque Pedra da Cebola, continuam a todo vapor e acontecem todos os dias, das 10h30 às 13h30. Desde 15 de abril, quando foram instaladas, até o momento, já foram servidos 13.620 marmitex e lanches e 13.805 garrafas de água de 500ml.

São atendidas cerca de 150 pessoas por dia. Além disso, os atendidos podem fazer higienização das mãos no banheiro químico, onde há sabão, papel toalha e álcool em gel. Eles também receberam roupas de frio doadas. 

"A sociedade civil já contribuiu com doações para as Tendas do Bem, como máscaras e kits de higiene com absorventes. Neste período de pandemia, principalmente no início, quando o comércio e os restaurantes estavam fechados, praticamente as únicas refeições que as pessoas em situação de rua tinham eram as que as tendas ofereciam durante o dia", disse a coordenadora da Escola da Vida, Marli de Faro.

Integração

A secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, reforçou o comprometimento entre as equipes que atuam nas tendas para fazer com que a população em situação de rua não fique vulnerável ao coronavírus.

"A ação das Tendas do Bem é baseada em três eixos: prevenção, higienização e alimentação. O essencial é a integração entre as secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (Semus) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) para promover essa aproximação com a população em situação de rua. Juntos, promovemos alimentação e orientação para essas pessoas mais vulneráveis".

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, disse que o trabalho integrado é fundamental para dar respostas eficazes para os usuários atendidos. "A Semcid, através de seus servidores, está atuando desde a inauguração desse trabalho nas tendas, entendendo da sua importância e atuando na linha da garantia dos Direitos Humanos da população em situação de rua".

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, o Consultório de Rua contribui com as ações intersetoriais executadas nas Tendas do Bem e ajudam a cuidar da saúde dos atendidos. "Estamos no esforço conjunto no enfrentamento à Covid-19 com objetivo de acolher todos os cidadãos de Vitória. Nossas equipes têm realizado um trabalho de monitoramento permanente para identificar precocemente os casos suspeitos", acrescenta.


Voltar ao topo da página