Notícias

Tecendo Caminhos em Rede é destaque em Simpósio Nacional

Publicada em 13/09/2019, às 14h25 | Atualizada em 13/09/2019, às 18h22

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Rede socioassistencial de Consolação
Técnicos atuam para a promoção da convivência e das relações comunitárias e familiares no território de Consolação (ampliar)

O projeto "Tecendo Caminhos em Rede", que envolveu diferentes serviços e entidades socioassistenciais do território de Consolação, será apresentado neste sábado (14) no Simpósio Brasileiro de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em Florianópolis (SC).

O evento reúne profissionais de todo o País, de diferentes áreas, que atuam em estudos, serviços ou organizações voltadas para crianças e adolescentes. A trajetória de quase um ano do projeto será apresentada durante os relatos de experiências e será representada pela pedagoga da EMEF Aristobulo Barbosa Leão, Dileusa Prates, e pela assistente social Mônica Bolzan, do Instituto João XXIII, instituição que propôs o trabalho.

A apresentação das técnicas é baseada no conteúdo do e-book "Escrevendo Caminhos em Rede", lançado no último dia 5. O livro digital, que tem 80 páginas, traz os conteúdos, as atividades colocadas em prática nos equipamentos participantes, depoimentos de cada técnico envolvido, além da metodologia e das estratégias empregadas.

Rede articulada

O projeto, que reuniu serviços da Assistência Social, Saúde, Educação, além de entidades como Instituto João XXIII, Instituto Sarça e Conselho Tutelar, despertou o interesse da organização do evento devido à experiência de articulação em rede voltada para a promoção da convivência e das relações comunitárias e familiares, que se apresentavam fragilizadas.

Os diferenciais do projeto "Tecendo Caminhos em Rede" estão na atuação integrada de 13 equipamentos locais: Cras Consolação, Cajun Consolação, Conselho Tutelar de Maruípe, Cajun Jaburu, Nispi Jaburu, Creas Bento Ferreira, Unidade de Saúde de Consolação, Cmei Laurentina Correa Mendonça, Cmei Carlos Alberto Martilnelli, Emef Professor João Bandeira, Emef Aristóbulo Barbosa Leão, Instituto João XXIII e Instituto Sarça.

Tecendo Caminhos em Rede

A ideia surgiu da preocupação dos profissionais com a forma agressiva como as pessoas de uma mesma família se tratavam, com violência verbal, física e psicológica, e como essa atitude dificultava e fragilizava a convivência familiar e comunitária.

Os técnicos perceberam a necessidade de criar estratégias para estimular palavras e atitudes de bons tratos e promover o fortalecimento da afetividade. Isso incluía formação para todos os técnicos da rede, construção de ferramentas, como jogos, encontros e dinâmicas, e aplicação prática dos novos conceitos.

"Queremos compartilhar esse aprendizado, as falhas e os avanços, com as redes dos outros territórios de Vitória e de todo o Brasil. O objetivo é fortalecer a rede, aperfeiçoar a metodologia e alcançar mais famílias", diz Mônica Bolzan.


Voltar ao topo da página