Notícias

Teatro na Escola: alunos assistirão a espetáculo de dança sobre Dom Quixote

Publicada em 06/05/2019, às 17h13

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Secult


Imagem divulgação
Cavaleiro Solitário, de Mitzi
Apresentação do espetáculo "Cavaleiro Solitário" faz parte do projeto Teatro na Escola

Alunos da rede municipal de ensino vão assistir ao espetáculo de dança contemporânea "Cavaleiro Solitário", da Cia Mitzi Marzzuti, tendo como personagem principal Dom Quixote.

A apresentação faz parte do projeto "Teatro na Escola" e vai acontecer em seis sessões, desta terça (7) a sexta (10), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro. O objetivo é oferecer a crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer e se encantar com a arte da dança.

"Assistir à apresentação de Dom Quixote com 'Cavaleiro Solitário' é quase uma obrigação, uma necessidade de se libertar da razão estreita, da razão que pensa a realidade apenas do ponto de vista do que podemos tocar ou daquilo que a razão científica pode explicar. Assistindo ao espetáculo ou lendo Dom Quixote, nos tornaremos mais humanos. Meu sonho é ver a casa lotada, o público assistindo a Cavaleiro Solitário de coração aberto e desejo de sonhar. A cada dia que passa tenho mais certeza de que a arte existe para quem acredita em sonhos muito acima da razão", afirma Marzzuti.

Espetáculo

"Cavaleiro Solitário" estreou em 2018, celebrando os 32 anos da Cia. A ideia nasceu de uma entrevista assistida pela diretora e coreógrafa da dança Mitzi Marzzuti, em que ela percebeu que as interpretações de Dom Quixote na dança nunca focavam no personagem principal da história.

"Cavaleiro Solitário é lúdico e tem um olhar sobre a razão e a loucura, e a linha tênue entre elas, trazendo questionamentos e um novo olhar para o que realmente está acontecendo, sobre o que é real ou não", complementou.

Para o secretário de Cultura da Capital, Francisco Grijó, levar a arte da dança a estudantes do Ensino Fundamental é muito mais do que uma oportunidade artística, é uma obrigação educacional. “Todas as artes têm como objetivo libertar e, em sentido amplo, libertação e educação comunicam-se. A arte faz bem o papel de aliar-se ao processo educativo. Não é só entretenimento. É a realização do que é humano".

Nadia Perez é professora referência da Educação Integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zippinotti, uma das escolas que irão participar das sessões. Ela reforça os benefícios do projeto para os estudantes: “O espetáculo de dança, assim como outras manifestações da arte, remete os estudantes a possibilidades de expressão que vão para além da escrita e da fala”, diz.

O espetáculo “Cavaleiro Solitário” foi selecionado por meio da Instrução Normativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem apoio da Prefeitura de Vitória.

Serviço

Espetáculo "Cavaleiro Solitário", do projeto Escola no Teatro
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral - praça João Clímaco, s/nº, Centro
Datas e horários:
Dia 7 – Terça-feira, às 9h e 14h;
Dia 8 – Quarta-feira, às 9 horas;
Dia 9 – Quinta-feira, às 14 horas;
Dia 10 – Sexta-feira, às 9h e 19h30.


Voltar ao topo da página