Notícias

Tarde de cultura e ritmos tradicionais no Encontro de Capoeira dos Cajuns

Publicada em 22/08/2019, às 17h59

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação SEMAS
II Encontro de Capoeira dos CAJUNS
Evento contou com a participação de 600 crianças e adolescentes das oficinas de capoeira dos Cajuns
Divulgação SEMAS
II Encontro de Capoeira dos CAJUNS
Cada unidade do Cajun teve a oportunidade de fazer sua apresentação no evento

O ginásio poliesportivo da Escola Viva, em São Pedro, ficou lotado nesta quinta-feira (22) para o II Encontro de Capoeira dos Cajuns. A quadra ficou pequena para os cerca de 600 praticantes da modalidade, que são crianças e adolescentes do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes Caminhando Juntos (Cajun). O festival ainda contou com apresentações de puxada de rede, maculelê e roda de samba.

"Quero parabenizar todos que estão se apresentando aqui, fazendo essa festa linda, incluindo os técnicos e todos que idealizaram esse evento tão bonito", elogiou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

As oficinas de capoeira estão presentes em todas as unidades dos Cajuns e a modalidade é uma das mais procuradas pelas crianças.

"A capoeira proporciona maior desenvolvimento na coordenação motora, na lateralidade, na socialização e na saúde física e emocional. Além disso, crianças e adolescentes que participam da modalidade sentem-se estimulados para outras atividades", diz a orientadora social e de esportes dos Cajuns, Janne Rostoldo.

O encontro é o momento em que cada unidade faz sua apresentação, demonstrando as habilidades e técnicas adquiridas nas oficinas. Além disso, uma música composta por crianças e educadores especialmente para o evento une todos os participantes, formando um grande coro.

Desta segunda edição, também participaram pessoas atendidas pelo Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD) e mestres e contramestres de Vitória, compondo a bateria dos grupos.

Cajuns

As 14 unidades dos Cajuns oferecem para alunos da rede municipal de ensino, no contraturno escolar, oficinas de artes, capoeira, dança, música e JBB (jogos, brincadeiras e brinquedos). Há ainda oficinas de circo em seis unidades e de futsal, na unidade de Solon Borges.

Cada Cajun atende uma região (território) e as oficinas e eventos realizados ao longo de todo o ano têm por objetivo promover o desenvolvimento de capacidades e potencialidades desse público, a boa convivência e o emprego de conteúdos ligados à cidadania e ao meio ambiente.

Para participar do Cajun, é necessário que os pais ou responsáveis pela criança ou pelo adolescente compareçam à unidade mais próxima de casa e apresentem Certidão de Nascimento, comprovante de residência e matrícula escolar da criança.


Voltar ao topo da página