Notícias

Show de Física encanta e ensina crianças e famílias na Praça da Ciência

Publicada em 21/01/2022, às 15h20 | Atualizada em 21/01/2022, às 15h37

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
Show de Física na Praça da Ciência
Show de Física na Praça da Ciência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Show de Física na Praça da Ciência
Show de Física na Praça da Ciência. (ampliar)

Sob os olhares atentos da criançada e de pais e responsáveis, os estudantes do curso de Física do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de Cariacica, apresentaram para a plateia um extenso leque de experiências, com conceitos de mecânica, termodinâmica e óptica, realizado na manhã desta sexta-feira (21), na Praça da Ciência. E o melhor disso tudo é que a participação do público foi essencial para o show acontecer.

“Adorei o experimento do tubo de Rubens, vou contar pra todos os meus amigos que eu participei dele e que aprendi muito aqui. Inclusive vou pedir na minha escola pra levarem o Show de Física pra todos poderem conhecer”, foi assim que a pequena Ester Volponi, 8 anos, encantada com o experimento que alia chamas de fogo, música e conceitos de ondas, descreveu o "Show de Física”.

Base giratória, cadeira giratória, tornado de fogo, cadeira de pregos, globo flutuante, foguete e implosão do galão foram algumas das experiências que o público presente na Praça também pode presenciar.

Interação

Sofia Bis, de 8 anos, contou com empolgação como foi a experiência de assistir e interagir com o show, após participar dos experimentos “cadeira giratória” e “tornado de fogo”.

“Adorei participar e gostei de todos, mas o experimento que mais me impressionou foi a corrida de garrafa. Além de ser divertido, eles ainda ensinaram sobre Física pra gente”, disse.

Já o pequeno Welton Cardoso, de 4 anos, ficou encantado com o experimento “foguete de varal”. “Gostei de todos, mas o foguete de varal foi o mais emocionante. Vou contar pros meus amigos, pra eles verem também quando tiver de novo. Estou muito feliz e gostei da experiência, quero vir sempre que puder”, afirmou.

O "Show de Física" faz parte da programação de férias dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC), com atividades de exposição, oficinas e visitas guiadas na Praça da Ciência. Confira a programação completa aqui.

Satisfação

O estudante do Ifes e monitor da Praça da Ciência, Ivo Amorin relatou com satisfação sobre a experiência de proporcionar alegria para a criançada, e ainda ensinar sobre Física e Ciência.

“É muito gratificante para nós ver a alegria no público, e toda essa interação com as crianças e famílias nos deixa muito felizes. Não temos roteiro e cada apresentação vai de acordo com a participação e adesão de quem está assistindo. Além disso, sempre buscamos trazer novos experimentos e que ofereçam interação, ludicidade e aprendizado”, destacou.

Show de Física na Praça da Ciência

Voltar ao topo da página