Notícias

Servidores recebem treinamento para atuar em sistema de monitoramento do ar

Publicada em 09/01/2020, às 17h28

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semman
monitoramento do ar
O Centro Supervisório Municipal de Qualidade vai monitorar a qualidade do ar em Vitória

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) iniciou na terça-feira (07) o treinamento nos sistemas de compilação de dados do Centro Supervisório Municipal de Qualidade. Serão capacitados servidores da equipe técnica da Coordenação de Monitoramento Atmosférico, da Gerência de Fiscalização e, também, técnicos da SubTI, o que melhorá, ainda mais, a fiscalização, controle e soluções da qualidade do ar na Capital.

O Centro Supervisório recebe dados da Rede de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar (RAMQAr) que será ampliado. A validação técnica das informações da rede de monitoramento e a implementação da estrutura de comunicação das estações são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e ações de Controle Ambiental, afirma o secretário em exercício da Semmam, Ademir Barbosa Filho. A capacitação faz parte de contrapartida estabelecida pela Semmam em suas ações de fiscalização.

Monitoramento

O monitoramento da qualidade do ar consiste em medições contínuas das condições meteorológicas e das concentrações dos poluentes encontrados com maior frequência na atmosfera, que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Os mais comuns são o material particulado (poeira), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC) e ozônio (O3).
Treinamento

O treinamento tratará das configurações de parâmetros, limites legais, locais e entidades monitoradas, importação de dados e suas identificações, fórmulas, validações de dados de monitoramento entre outros.

Por meio do novo Centro Supervisório, a Semmam terá ferramentas estatísticas e poderá aprimorar os pontos de monitoramento uma vez que são georreferenciados. Os contaminantes atmosféricos serão monitorados no Centro Supervisório municipal e os níveis de concentração de poluentes no ar serão comparados aos padrões de qualidade conforme legislação vigente.

O Subsecretário de Controle Ambiental, Dárcio Bracarense, afirma ser fundamental que a Prefeitura de Vitória tenha um Centro Supervisório de última geração e que os técnicos sejam constantemente capacitados para identificar concentração de poluentes e buscar uma melhoria efetiva da qualidade ambiental do município.

“Com isso, medidas de fiscalização, controle e mitigação poderão ser mais eficientes na melhoria do meio ambiente e, por consequência, da qualidade de vida da população local”, ressalta.


Voltar ao topo da página