Notícias

Serviço psicossocial pelo telefone para quem sofrer violação de direitos

Publicada em 03/06/2020, às 17h06 | Atualizada em 03/06/2020, às 17h34

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades

Divulgação Semcid
Projeto Vitória Acolhe

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) começa a ofertar, a partir desta quinta-feira (4), o serviço psicossocial de escuta acolhedora para quem estiver sofrendo violações de direitos humanos durante a pandemia do coronavírus.

O serviço será prestado por psicólogos e assistentes sociais do "Vitória Acolhe", que funciona no Centro Integrado de Cidadania, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé. A atividade será realizada com apoio das coordenações de Políticas para a População Negra e Diversidade. 

Os interessados podem ligar para os telefones (27) 3382-5476 e 3382-5361, inicialmente, às terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas.

"A escuta acolhedora consiste em oferecer um serviço de teleatendimento para pessoas em sofrimento decorrente das diversas violações de direitos humanos e também relativas a discriminações racial e por orientação sexual”, explicou a coordenadora do Vitória Acolhe, Andrea Moulin.

Triagem

Inicialmente, o serviço contará com dois ramais para acolher a demanda da pessoa atendida. Durante o contato telefônico, será realizada a triagem através do preenchimento de cadastro, atendimento e possíveis encaminhamentos.

"O nosso objetivo é concluir o atendimento na mesma ligação, porém, se houver uma situação que demande mais cuidados e articulações, poderá ocorrer um contato posterior com informações e encaminhamentos necessários para continuidade do atendimento", concluiu Andrea.

"Neste momento delicado de isolamento social, somos chamados a adaptar nossos serviços para garantir o atendimento das demandas e necessidades de nossos munícipes, inclusive daqueles em sofrimento", afirmou a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire.


Voltar ao topo da página