Notícias

Semus oferece Planejamento Familiar em todas as Unidades de Saúde

Publicada em 10/01/2020, às 16h30

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Igualdade de gênero

André Sobral
US Bairro do Quadro
As 29 Unidades de Saúde contam com o serviço que auxiliam os casais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 120 milhões de mulheres em todo mundo desejam evitar a gravidez. Por este motivo, faz parte da Política Nacional de Saúde, o Grupo de Planejamento Familiar, que tem como objetivo orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece em todas as 29 Unidades de Saúde do município, esse conjunto de ações, que visa auxiliar homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada. Para isso, são oferecidos acompanhamentos clínico-ginecológico e ações educativas para que essas escolhas sejam conscientes.

No que se refere a anticoncepção, são ofertados todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde (MS), porém, alguns medicamentos, tais como, os hormonais injetáveis e o comprimido Levonorgestrel + Etinilestradiol 0,15 + 0,03 mg, são fornecidos pelo MS, que fazem distribuições aos Estados, para então repassar aos municípios, que nem sempre recebem de forma regular um quantitativo para atender toda demanda.

No entanto, para atender aos munícipes de Vitória, a Semus mantem o estoque regular de anticoncepcional oral e oferta outros métodos como o Dispositivo Intrauterino (DIU), preservativos masculinos e femininos, diafragma, vasectomia e laqueadura.

Como acessar

Para agendar o planejamento família, o munícipe deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. O número de pessoas para composição, assim como, a periodicidade do grupo será definida conforme cada serviço.


Voltar ao topo da página