Notícias

Semmam promove campanha sobre importância de reduzir, reutilizar e reciclar

Publicada em 03/07/2020, às 08h16

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

Divulgação Semmam
Vitória Cidade Limpa
Peças reforçam importância da reutilização de materiais e também tratam de outros temas, como desperdício (ampliar)

Com foco na questão dos resíduos, o projeto Vitória Cidade Limpa apresenta uma campanha educativa com os três princípios básicos deles: "Reduzir, Reutilizar e Reciclar".

A atividade, desenvolvida pela Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam), visa à adoção de ações para diminuir a geração de resíduos, seja minimizando na fonte ou reduzindo desperdícios. Os resíduos não reaproveitados nas atividades humanas, provenientes de indústrias, comércios e residências, e descartados de forma inadequada podem causar grande impacto ao meio ambiente.

"Mesmo com a pandemia, não podemos deixar de fazer a nossa parte e contribuirmos com o meio ambiente e com a saúde de todos ,unindo esforços para a redução e reutilização dos resíduos", informou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Vitória Cidade Limpa

Três R's 

Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

Reutilizar é usar as embalagens de uma outra forma antes de descartar. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais, o que já é uma forma de reciclar.

“Precisamos reduzir ao máximo, pois, ainda assim, há um grande risco de acabarem abandonados no ambiente ou até mesmo nas nossas praias, se não forem encaminhados corretamente. Dessa forma é possível evitar o acúmulo de resíduos e reduzir os impactos ambientais”, disse a educadora ambiental do Revis Mata Paludosa Osnéia Peccoli.

Ela completou: "A Educação Ambiental tem sido utilizada como instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a geração, coleta e transporte até a disposição no destino final".

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho, conta que a redução na geração de resíduos na capital segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010).


Voltar ao topo da página