Notícias

Semana Mundial do Aleitamento Materno: amamentar faz bem para a saúde da mulher

Publicada em 04/08/2020, às 19h01

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Carlos Antolini
Inauguração do Cantinho da amamentação US de Ilha de Santa Maria
Aleitamento materno fortalece o vínculo entre mãe e bebê e traz benefícios para a saúde da mulher

Muito se fala sobre os benefícios que o aleitamento materno traz para o bebê: previne alergias, anemia, infecções respiratórias, diarreia, além de outras doenças até a fase adulta, como obesidade, colesterol e diabetes. Mas os profissionais de saúde afirmam ainda que amamentar contribui também para a saúde da mãe.

Entre as vantagens, estão a redução da incidência de câncer de mama e de ovário, menos chances de desenvolver diabetes e anemia pós-parto, além de ajudar a retornar ao peso de antes da gestação mais rapidamente.

De acordo com a referência técnica em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Fabiana Fafá, além dos benefícios físicos, amamentar também favorece a saúde mental da mulher puérpera (logo após o nascimento do bebê).

Ela destaca que o aleitamento materno fortalece o vínculo entre mãe e bebê, diminuindo a possibilidade de depressão pós-parto e permitindo que a mãe amamente por mais tempo seu filho. "Assim, essa criança poderá se sentir protegida e acolhida por mais tempo também, beneficiando seu desenvolvimento físico e emocional, repercutindo ao longo de toda a sua vida".

Preparação para amamentar desde o pré-natal

Fabiana ressalta que, desde as consultas no pré-natal, os profissionais de saúde realizam exames clínicos na mulher, orientando-a sobre o aleitamento.

Durante o pré-natal, o médico ou enfermeiro faz o diagnóstico da mama, observando se há alguma característica que possa atrapalhar ou dificultar a amamentação, e orienta sobre o preparo da mama para o aleitamento materno.

"Desde o pré-natal, a mulher pode se prevenir de fissuras e rachaduras nos seios, bem como de inflamações na mama (mastite). A dor no período do aleitamento é uma das principais causas do desmame precoce, mas pode ser evitada", explicou Fabiana.

Amamentação em tempos de pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo para o bebê até o 6º mês e de forma complementar até os dois anos, mesmo se a mãe estiver assintomática, suspeita ou confirmada com Covid, desde que ela deseje e esteja em condições clínicas para isso.

Segundo a OMS, não foi identificada a transmissão do novo coronavírus da mãe para o bebê por meio da amamentação.

As equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória vêm orientando sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança nos monitoramentos por telefone e nas consultas presenciais de pré-natal e com os recém-nascidos.

Para dar mais tranquilidade às mães, as equipes recomendam os seguintes cuidados durante o aleitamento:

  • Sempre lave as mãos com água e sabão antes e depois de tocar o bebê;
  • Use máscara facial cobrindo completamente o nariz e a boca durante as mamadas;
  • Evite falar ou tossir durante a amamentação;
  • Evite que o bebê toque no rosto da mãe, especialmente boca, olhos e cabelos;
  • Em caso de dúvidas, ligue para a equipe de saúde da sua unidade de referência.

Voltar ao topo da página