Notícias

Secretaria de Segurança de Vitória forma guardas municipais de Viana

Publicada em 04/11/2019, às 16h01

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
aula inaugural do curso de formação de agentes da guarda de Viana realizado pela Guarda Municipal de Vitória
Secretário Fronzio Calheira e equipe da Semsu acompanharam a aula inaugural do curso de formação para agentes de Viana
Divulgação Semsu
aula inaugural do curso de agentes da guarda de Viana realizado pela Guarda Municipal de Vitória
Curso tem carga horária de 899 horas e as aulas acontecem até maio

A Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu) realizou, nesta segunda-feira (4), a aula inaugural do curso de formação de 30 agentes da Guarda Municipal de Viana.

A corporação de Vitória é a primeira do Estado a oferecer esse tipo de qualificação para outros agentes, por meio da Gerência de Formação da Guarda Municipal.

"Com a realização desse curso, a Guarda Municipal de Vitória confirma seu status de excelência entre as guardas municipais do Estado. Isso mostra o nível que os agentes alcançaram e agora vão compartilhar esse conhecimento por meio da Academia de Formação da Guarda", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

A aula inaugural contou com a presença de Calheira e do secretário de Segurança de Viana, Coronel Ramalho. Da Guarda Municipal de Vitória, participaram o gerente de formação, agente Medeiros, a coordenadora de formação, agente Castiglione, e o instrutor de tiro, agente Rolando.

Curso

O curso tem carga horária de 899 horas e as aulas acontecem até maio, em horário integral, no Tancredão, em Vitória.

"Com essa formação, a Guarda Municipal de Vitória cria um protocolo local de segurança urbana que pode ser usado pelas demais guardas de outros municípios e se consolida como referência no Estado", disse o gerente de formação da Guarda, agente Bruno Medeiros.

Segurança

A maior parte da formação – 699 horas – será sobre segurança. Nesta etapa, os futuros agentes passam pela formação básica em segurança pública, de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Nesta fase do curso, os alunos fazem disciplinas de direitos humanos, direito administrativo, processual e penal e aprendem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Desarmamento e Estatuto das Guardas Municipais.

Os futuros agentes também aprendem técnicas de defesa pessoal e uso diferenciado da força, emprego de de equipamentos menos letais e uso e controle de armas de fogo.

Trânsito

Os agentes de Viana atuarão também no trânsito e, por isso, há carga horária de 200 horas de formação específica, que é regulamentada pela portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As aulas são focadas em legislação, sinalização, fiscalização e operações.

Após o fim do curso, os alunos farão um estágio operacional nas ruas de Vitória acompanhando o dia a dia dos agentes da Guarda Municipal de Vitória. Será a oportunidade deles colocarem em prática o que aprenderão durante a formação antes de começarem a atuar em Viana.


Voltar ao topo da página