Notícias

Secretaria de Meio Ambiente faz manejo de árvores mortas ou invasoras

Publicada em 01/07/2020, às 17h45

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Retirada de árvores na Dr Herwan Mondenese Wanderley - Jardim Camburi
Equipe faz retirada de árvores na rua Dr. Herwan Mondenese Wanderley, em Jardim Camburi (ampliar)

A Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) mantém os trabalhos de manejo de árvores exóticas invasoras, bem como espécies mortas, com declínio vegetativo ou risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.

A gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, explica que os serviços passam por avaliação prévia de técnicos responsáveis da Secretaria de Meio Ambiente.

Entre as espécies que serão retiradas, estão:

  • 30 exemplares de Leucena, com altura inferior a quatro metros, plantados em calçada não pavimentada na rua Áureo Poli Monjardim, 195, em Fradinhos. Eles ocupam todo o espaço da calçada do imóvel.
  • um exemplar de Ficus, com altura superior a oito metros, na rua Gabriel Elias Tacla, 22 (lado oposto), em Santo Antônio. O exemplar encontra-se em bom estado vegetativo e fitossanitário, mas, devido ao crescimento das suas raízes, está havendo entupimento na caixa de esgoto, não havendo viabilidade técnica para uma nova poda de raízes, pois já tomou toda a largura da calçada.
  • um exemplar de Oiti, com altura superior a 10 metros, na rua Pinheiro Júnior, 31, em Santo Antônio. Devido ao crescimento de algumas raízes mais profundas, está havendo danos ao muro e ao portão do imóvel, além da sua copa estar totalmente desequilibrada por conta das podas para liberar a fiação elétrica.
  • um exemplar de Ficus, com altura superior a oito metros, na rua Natalina Daher Carneiro, 281, em Jardim da Penha. Trata-se de uma planta exótica e com potencial para causar danos à calçada e aos imóveis dos moradores locais devido ao sistema radicular agressivo.
  • um exemplar de Sibipiruna, com aproximadamente oito metros de altura, na rua Antônio Ribeiro, 59, em Mata da Praia. O exemplar encontra-se parcialmente inclinado em direção à via pública e possui uma lesão necrótica no tronco.
  • um exemplar arbóreo na rua Ronaldo Scampini, 765, em Jardim da Penha. O exemplar encontra-se próximo ao Centro de Evangelização Santa Clara. A árvore está sendo usada como meio de invasão à propriedade por suspeitos que arrombaram e destruíram a cerca elétrica para prática de furto. Já houve poda, porém não resolveu o problema.
  • um exemplar arbóreo situado na avenida Vitória. De acordo com o avanço das obras de reabilitação da avenida, será necessária a retirada da árvore que está no limite entre a calçada e a pista de rolamento de concretagem do trecho.

Monitoramento

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o manejo da arborização são previstos no decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes de Vitória (PDA).

Além disso, todas as retiradas se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a lei municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município.


Voltar ao topo da página