Notícias

Saúde: ações de prevenção mantém raiva animal sob controle, mesmo sem vacinas

Publicada em 15/11/2019, às 18h11

Por Milene Miguel, com edição de Regina Freitas


Samira Gasparini
Cão
Ações da CVSA previnem raiva animal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, anualmente, as campanhas de vacinação de cães e gatos e também disponibiliza a vacina no CVSA, entretanto desde setembro deste ano, Vitoria não vem recebendo a vacina do Ministério da Saúde (MS), que é o órgão responsável pela distribuição das doses aos Estados e municípios, o que impede de realizar a campanha e vacinar os animais na rotina do serviço.

Mas mesmo sem as vacinas, a Semus vem mantendo a doença sob controle, por meio das ações realizadas pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), no controle da doença que dão ênfase à prevenção. Apesar de estar controlada no município de Vitória, a raiva é uma doença grave. Quando contamina o homem, o vírus quase sempre leva a pessoa à morte. 

"Um dos serviços realizados pelo CVSA é o controle das doenças transmitidas por cães e gatos, sobretudo a raiva animal. Uma das ações é a observação do animal quando ocorre agressão. São observados durante o período de 10 dias, para verificar se estes são suspeitos de estarem com a doença" explica a gerente de vigilância em saúde, Arlete Frank Dutra.


Voltar ao topo da página