Notícias

Sarau da Barão: noite artística movimenta Casa Porto na quinta-feira

Publicada em 03/12/2019, às 09h00

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Sarau da Barão
Sarau da Barão – Edição Casa Porto
Poesia, literatura, música e artes visuais vão tomar conta do prédio histórico da Casa Porto das Artes Plásticas

Poesia, literatura, música e artes visuais vão tomar conta do prédio histórico da Casa Porto das Artes Plásticas nesta quinta-feira (5), a partir das 18 horas. O Sarau da Barão vai trazer ainda um varal poético para participação e interação de todo o público presente. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Às 18 horas, acontece uma Feira Poética com os expositores de produtos das diferentes linguagens da arte, dentre elas poesia, música, literatura e artes visuais.

Os artistas Barbara Depiant e Ronald Alves, a partir das 20 horas, vão fazer performances e, em seguida, acompanhados dos escritores Inácia Freitas e David Rocha, vão declamar textos para o público.

O Sarau da Barão prevê ainda interpretações musicais pelo músico Maicon Gomes e uma apresentação de esquete com a atriz Inácia Freitas.

Além do sarau, o público vai poder conferir a projeção de diversas obras disponíveis no acervo da Casa Porto das Artes Plásticas. Segundo a organizadora do evento, Ruth Lea Souza Rangel, o objetivo é trazer o diálogo da arte em diferentes linguagens para dentro do Sarau da Barão. 

Exposição Espaço da Pintura

Quem comparecer à Casa Porto para o Sarau da Barão vai poder ainda conhecer a exposição “Espaço da Pintura”, do artista Fernando Accarino.

Esta é a nona exposição individual de Accarino, mas é a primeira a apresentar uma visão de conjunto da produção do artista dentro de um recorte curatorial realizado pelo professor e doutor em artes Lincoln Guimarães Dias.

Accarino constrói suas imagens pictóricas aplicando elementos que constituem o seu repertório plástico, como a silhueta incorporada como signo e a estrutura geométrica feita com linha e cor, que operam como um meio de ordenação do espaço.

Dessa forma, o artista propõe a alteração referencial do plano da pintura ao criar relações de avanço e recuo na percepção do espectador através de contrastes cromáticos.

O público pode visitar a exposição até 25 de janeiro de 2020, de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

Agendamentos

A Casa Porto das Artes Plásticas disponibiliza o serviço de visitas mediadas para grupos, inclusive de escolas e de turistas. Para realizar o agendamento, o usuário deve seguir os seguintes passos:

1º – Acessar o endereço: https://agendamento.vitoria.es.gov.br/

2° – Escolha o Serviço > Selecione a categoria (Cultura) > Selecione o serviço (Visitas mediadas aos museus) > Próximo;

3º – Escolha a unidade (Casa Porto das Artes Plásticas) > Próximo;

4º – Preencha seus dados e clique em "Agendar".

Mais informações pelo telefone: (27) 3132-5295

 

Programação

18h – Feira Poética

18h – Varal Poético

20h – Sarau da Barão – com performances, declamações, interpretações musicais e apresentação de esquete

22h – Encerramento

Serviço
Sarau da Barão
Quando: 5 de dezembro (quinta-feira), às 18 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro
Classificação indicativa: livr
Entrada gratuita.

Voltar ao topo da página