Notícias

Sarampo: o que saber, quando vacinar e locais para imunização

Publicada em 04/09/2019, às 15h29

Por Comunicação Interna, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Equipe da Vigilância Epidemiológica de Vitória fez vacinação contra sarampo na Ufes

Os casos recentes de sarampo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) na Grande Vitória trouxeram o enfoque da necessidade da prevenção e disseminação de informações sobre a doença. Essa situação fez com que a equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) se mobilizasse com o objetivo de imunizar as pessoas que ainda não se vacinaram.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. Em bebês, a vacina da tríplice viral (SCR - previne o sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada aos 12 meses e, posteriormente, aos 15 meses, a tetra viral (SCRV - previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Nos casos de pessoas de 1 a 29 anos, a imunização é feita em duas doses da tríplice viral. Já para a faixa etária entre 30 e 49 anos, é necessária a aplicação de apenas uma dose da SCR.

Doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus, que possui como principais sintomas a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso e manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se pelo corpo.

A transmissão do sarampo ocorre pelo ar, por meio de gotículas respiratórias (tosse ou espirro), saliva, contato com a pele e superfícies contaminadas, e no caso entre mães e bebês pode ser transmitida na gestação, parto ou amamentação.

Salas de vacinação

Para se imunizar ou tirar dúvidas sobre vacinação, os munícipes podem ir a qualquer uma das 28 unidades de saúde que possuem salas de vacina: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

A capital também permite o agendamento da vacina pelo do Agendamento Online: http://agendamento.vitoria.es.gov.br/ .


Voltar ao topo da página